Extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade. O IHAC possui uma atuação relevante no âmbito da extensão universitária, com um fluxo constante de programas e projetos extensionistas. O instituto estimula docentes e técnico-administrativos a promoverem atividades de extensão, assim como estimula discentes e demais interessados a participarem ativamente destas atividades.

De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012): 

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. 

Assim definida, a Extensão Universitária denota uma postura da Universidade na sociedade em que se insere. Seu escopo é o de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Extensão Universitária denota também prática acadêmica, a ser desenvolvida, como manda a Constituição de 1988, de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social. 

As diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária são as seguintes: 

  • Interação Dialógica
  • Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade
  • Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão
  • Impacto na Formação do Estudante
  • Impacto e Transformação Social

 De acordo com o Art. 1º do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA:
Na Universidade Federal da Bahia, a extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade. 

Acesse AQUI a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012). 

Acesse AQUI o Regulamento de Extensão Universitária da UFBA (2012). 

Para outros itens relacionados à legislação da extensão universitária, clique AQUI.

QUEM PODE PROPOR ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFBA? 

De acordo com o Art. 414 do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA: Poderão coordenar ações de extensão docentes e servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UFBA, estes com formação em nível superior relacionada a área do conhecimento da ação proposta, sem prejuízo de suas atribuições contratuais. 

 QUE TIPO DE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS? 

De acordo com o Regulamento de Extensão Universitária da UFBA:
Art. 4º. A Universidade manterá diálogo permanente com a sociedade mediante ações junto ao público em geral, comunidades, segmentos organizados da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas públicas ou privadas, sob a forma de programas ou ações de extensão universitária. 

Art. 5º. Entende-se programa como conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão universitária (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as atividades de extensão universitária, pesquisa e ensino, com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado conforme o cronograma apresentado.  

Art. 6º. As ações de extensão da Universidade Federal da Bahia serão classificadas nas seguintes modalidades: projetos, cursos, eventos, trabalhos de campo, prestação de serviços, publicações e outros produtos acadêmicos ou outra forma de atuação compatíveis com a natureza das atividades acadêmicas e com os contextos socioculturais focalizados. 

  • 8º. As ações de extensão podem ser classificadas como permanentes ou temporárias.
    I – Ações permanentes caracterizam-se como atividades realizadas por dois ou mais períodos consecutivos.

 COMO PROPOR? 

De acordo com o Art. 24 do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA: Todas as ações de extensão serão registradas na Pró-Reitoria de Extensão Universitária após sua aprovação pelas instâncias competentes, que avaliará sua adequação às presentes normas. 

A proposta deve ser cadastrada pelo proponente no Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão da UFBA (Siatex). A partir desse cadastro, a proposta será avaliada pela Congregação do IHAC e, na sequência, pela Proext. Estando em conformidade com as diretrizes de extensão da universidade, a proposta será registrada. 

Informações sobre registro de atividades de extensão podem ser acessadas no Manual de Extensão Universitária da UFBA e no Manual do Siatex. 

CERTIFICADOS 

Equipe e participantes podem receber certificados pelas atividades de extensão. Para isso, ao final da atividade, o proponente deverá incluir as informações das pessoas que deverão ser certificadas no Relatório Final e encaminhá-lo através do Siatex. Os certificados serão emitidos e enviados diretamente pela Proext a partir do registro do relatório. 

Informações sobre relatório final e certificação de atividades de extensão podem ser acessadas no Manual de Extensão Universitária da UFBA e no Manual do Siatex. 

O IHAC estimula a sua comunidade discente e demais interessados a participarem ativamente de atividades extensionistas e se compromete a divulgar informações relacionadas à oferta destas atividades nos seus canais oficiais de comunicação. Cada projeto/atividade de extensão possui especificidades quanto a processos de inscrição e acesso, por isso é fundamental acompanhar a atualização de notícias relacionadas a oferta de ações de extensão no site e redes sociais do IHAC. 

Além disso, a Proext/UFBA possui programas e editais voltados ao público discente, como é o caso do PIBExAe do PIBIArtes. Para mais informações, acessar site oficial da Proext: www.proext.ufba.br  .

O IHAC possui uma atuação relevante no âmbito da extensão universitária, com um fluxo constante de programas e projetos extensionistas. Em seus 15 anos de existência, o instituto acumula mais de 500 projetos de extensão registrados no Siatex. 

Informações e atualizações sobre projetos permanentes e eventuais são disponibilizadas na seção “Notícias” deste site. 

Notícias relacionadas

NEXT | Núcelo de Extensão, Comunicação e Cultura

Manual de Extensão Universitária da UFBA