Encontro “IMAGINANDO COM” homenageia JaymeFygura e faz campanha para aquisição de obra

Encontro “IMAGINANDO COM” homenageia JaymeFygura e faz campanha para aquisição de obra

Na quinta-feira, 05 de agosto de 2021, às 11h, o laboratório IMAGINAR MUITO MESMO, coordenado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA) receberá o artista baiano JAYMEFYGURA no contexto de seus encontros públicos IMAGINANDO COM, para homenagem na ocasião da EXPO IHAC 2021.

JAYME nos encontra de seu ateliê/sarcófago para falar das materialidades de sua prática estética e para lançar uma campanha nacional de financiamento coletivo para a compra de sua obra “BUSTO E PAR DE BOTAS DE COURO E FERRO DE EXU” para o acervo público e exposição permanente no novo prédio do IHAC/UFBA, Campus Ondina – www.catarse.me/obrapublicajaymefygura

O encontro terá a participação de JeisiEkê, estudante do BI de Artes/UFBA que tem JaymeFygura como referência em seus trabalhos artísticos. A estudante Elaine Soares (BI de Artes/UFBA) construiu a peça de divulgação deste evento.

JaymeFygura é um importante artista baiano que, desde 1980, inspira e apavora os passantes das ruas de Salvador. Desde 1994, mantém seu atelier – ou sarcófago, no Centro Histórico, onde cria suas obras, várias delas expostas em importantes galerias formais e também na rua, importante galeria informal. Artista gráfico, pintor, escultor, desenhista, instalacionista, músico, performático, JaymeFygura possui premiações e inúmeras participações em Salões, Bienais e Shows: em 2013, contemplado pelo “Conexão Artes Visuais”, da FUNARTE; 2005, foi o “Artista mapeado pelo programa Rumos Artes Visuais 2005/2006”, do Itaú Cultural; em 2013, compõe a “Exposição Coletiva Cultural Afrodescendente em Destaque”, no Museu Casa do Benin, Pelourinho. Mais informações sobre o JaymeFygura em http://www.dicionario.belasartes.ufba.br/wp/verbete/jayme-fygura/

O laboratório IMAGINAR MUITO MESMO estuda e aplica transculturalidade, indisciplinaridade, design de futuro próximo e sociologia do imaginário, trazendo para as conversas pessoas de representatividade cultural em várias vertentes. Os encontros públicos IMAGINANDO COM acontecem às quintas-feiras, a partir das 11h, com transmissão ao vivo no IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br).