Direção e Vice-Direção do IHAC
O processo da consulta para escolha da direção e vice-direção do IHAC é coordenado por uma comissão composta por um representante de cada uma das três categorias da comunidade do IHAC: servidores/as docentes, servidores/as técnico-administrativos/as e discentes. Esta comissão supervisiona e viabiliza todos os aspectos e atividades do processo, conforme atribuições constantes no Regulamento.
A comissão é isenta quanto à preferência por qualquer uma das chapas inscritas no processo de consulta.
São atribuições da comissão:
- Coordenar, fiscalizar e superintender a consulta;
- Divulgar e efetuar as inscrições das chapas;
- Assessorar as chapas inscritas em eventuais atividades junto à comunidade do IHAC;
- Divulgar previamente a relação das(os) eleitoras(es) aptas(os) a votarem;
- Definir, divulgar e gerir os procedimentos necessários para a votação;
- Decidir sobre a eventual impugnação de votos;
- Deliberar sobre eventuais recursos interpostos;
- Divulgar os resultados da consulta;
- Encaminhar à Congregação Ampliada o resultado final da consulta.
Gestão 2025-2029:
A Comissão Organizadora da Consulta (COC) tornou público no dia 16 de junho de 2025 o regulamento do processo de consulta à comunidade do IHAC para a indicação dos candidatos a Diretor/a e Vice-Diretor/a do Instituto para gestão 2025/2029. Os nomes escolhidos serão enviados à Reitoria da UFBA para a formalização do pleito conforme procedimento de praxe.
A votação está programada para os dias 2, 3 e 4 de julho de 2025 e acontecerá via WEB através do sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org). O regulamento, calendário e ficha para inscrição de chapas encontram-se disponíveis a seguir.
Calendário da Consulta:
Evento |
Data |
Local |
Divulgação do Regulamento |
16 de junho/2025 |
Site oficial do IHAC (ihac.ufba.br/consultas) |
Inscrição de chapas |
18 a 25 de junho/2025 |
consultaihac2025@gmail.com |
Homologação das inscrições |
26 de junho/2025 |
Site oficial do IHAC (ihac.ufba.br/consultas) |
Divulgação da lista de eleitoras(as) aptas(as) |
26 de junho/2025 |
Site oficial do IHAC (ihac.ufba.br/consultas) |
Atividades de campanha |
26 de junho a 1 de julho/2025 |
Prédio IHAC e Plataformas digitais |
Votação |
2 a 4 de julho/2025 |
Sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org) |
Apuração |
5 e 6 de julho/2024 |
Sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org) |
Divulgação do resultado |
7 de julho/2025 |
Site oficial do IHAC (ihac.ufba.br/consultas) |
Prazo para recursos |
7 a 8 de julho/2025 |
consultaihac2025@gmail.com |
Divulgação do resultado após recursos |
9 de julho/2025 |
Site oficial do IHAC (ihac.ufba.br/consultas) |