Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde é um curso de graduação de duração plena que visa agregar uma formação geral humanística, científica e artística ao aprofundamento no campo da saúde, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências e habilidades gerais e específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou pós-graduação.

Projeto Pedagógico do curso

DURATION:
6 semestres (3 semestre na Formação Geral + 3 semestre na Área de Concentração)

Perfil do egresso

O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde será um indivíduo dotado de uma compreensão abrangente da situação de saúde nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender a contribuição de diversas  disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões desse campo.

Estrutura curricular

O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde é um curso de graduação, oferecido em dois turnos (noturno e diurno), com carga horária total de 2.400 horas e duração mínima de seis semestres. A estrutura curricular do BI-Saúde divide o curso em duas etapas de formação: a Formação Geral e a Formação Específica. Estas etapas de formação são estruturadas hierarquicamente em Eixos, Módulos, e Componentes Curriculares que se distinguem quanto à função que exercem na formação acadêmica dos alunos, e que podem perpassam as duas etapas. Adicionalmente, há o Eixo Integrador que, através das Atividades Complementares, ocorre em paralelo a estas duas etapas de formação, e o Eixo da Orientação Acadêmica/Profissional, constituída por ações e atividades em ambas as etapas do curso, e que têm como finalidade oferecer uma visão panorâmica das diversas áreas de investigação, práticas e profissões da saúde.

A trajetória do aluno no curso pode seguir duas opções mutuamente excludentes: a) a formação na Grande Área de Saúde, correspondente à matriz curricular que será apresentada a seguir. b) a escolha de uma Área de Concentração a ser cursada a partir do 4º semestre do curso.

Áreas de Concentração do BI em Saúde

O ingresso em cada Área de Concentração obedecerá a critérios específicos de admissão a serem definidos pela Coordenação da Área de Concentração de comum acordo com o Colegiado de curso do BI Saúde. Caso o aluno opte por não ingressar em Área de Concentração, automaticamente permanecerá na Grande Área de Saúde e não precisará se submeter a eventuais critérios de admissão.

Estudos das Cidades

A área de concentração em Estudos das Cidades é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de habilidades e competências teóricas e aplicadas em gestão de cidades, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a área de concentração não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos do(s) BI(s) de Humanidades, Saúde e Artes.

Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano

A Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano (AC-ESCH) é uma modalidade de especialização curricular capaz de conferir aos estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares o domínio de conhecimentos em aspectos concernentes ao campo da Psicologia, de caráter não-profissional, numa perspectiva inovadora de formação. Apesar de oferecer uma organização curricular com um claro horizonte de especialização, a AC não perde a dimensão interdisciplinar da matriz dos BIs. Ela se integra ao conjunto de práticas pedagógicas em plena sintonia com os conteúdos dos BIs de Ciência & Tecnologia, Saúde, Humanidades e Artes.