Extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade. O IHAC possui uma atuação relevante no âmbito da extensão universitária, com um fluxo constante de programas e projetos extensionistas. O instituto estimula docentes e técnico-administrativos a promoverem atividades de extensão, assim como estimula discentes e demais interessados a participarem ativamente destas atividades.

De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012): 

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. 

Assim definida, a Extensão Universitária denota uma postura da Universidade na sociedade em que se insere. Seu escopo é o de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, por meio do qual se promove uma interação que transforma não apenas a Universidade, mas também os setores sociais com os quais ela interage. Extensão Universitária denota também prática acadêmica, a ser desenvolvida, como manda a Constituição de 1988, de forma indissociável com o Ensino e a Pesquisa, com vistas à promoção e garantia dos valores democráticos, da equidade e do desenvolvimento da sociedade em suas dimensões humana, ética, econômica, cultural, social. 

As diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária são as seguintes: 

  • Interação Dialógica
  • Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade
  • Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão
  • Impacto na Formação do Estudante
  • Impacto e Transformação Social

 De acordo com o Art. 1º do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA:
Na Universidade Federal da Bahia, a extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade. 

Acesse AQUI a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012). 

Acesse AQUI o Regulamento de Extensão Universitária da UFBA (2012). 

Para outros itens relacionados à legislação da extensão universitária, clique AQUI.

QUEM PODE PROPOR ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFBA? 

De acordo com o Art. 414 do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA: Poderão coordenar ações de extensão docentes e servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UFBA, estes com formação em nível superior relacionada a área do conhecimento da ação proposta, sem prejuízo de suas atribuições contratuais. 

 QUE TIPO DE ATIVIDADES PODEM SER PROPOSTAS? 

De acordo com o Regulamento de Extensão Universitária da UFBA:
Art. 4º. A Universidade manterá diálogo permanente com a sociedade mediante ações junto ao público em geral, comunidades, segmentos organizados da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas públicas ou privadas, sob a forma de programas ou ações de extensão universitária. 

Art. 5º. Entende-se programa como conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão universitária (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as atividades de extensão universitária, pesquisa e ensino, com caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado conforme o cronograma apresentado.  

Art. 6º. As ações de extensão da Universidade Federal da Bahia serão classificadas nas seguintes modalidades: projetos, cursos, eventos, trabalhos de campo, prestação de serviços, publicações e outros produtos acadêmicos ou outra forma de atuação compatíveis com a natureza das atividades acadêmicas e com os contextos socioculturais focalizados. 

  • 8º. As ações de extensão podem ser classificadas como permanentes ou temporárias.
    I – Ações permanentes caracterizam-se como atividades realizadas por dois ou mais períodos consecutivos.

 COMO PROPOR? 

De acordo com o Art. 24 do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA: Todas as ações de extensão serão registradas na Pró-Reitoria de Extensão Universitária após sua aprovação pelas instâncias competentes, que avaliará sua adequação às presentes normas. 

A proposta deve ser cadastrada pelo proponente no Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão da UFBA (Siatex). A partir desse cadastro, a proposta será avaliada pela Congregação do IHAC e, na sequência, pela Proext. Estando em conformidade com as diretrizes de extensão da universidade, a proposta será registrada. 

Informações sobre registro de atividades de extensão podem ser acessadas no Manual de Extensão Universitária da UFBA e no Manual do Siatex. 

CERTIFICADOS 

Equipe e participantes podem receber certificados pelas atividades de extensão. Para isso, ao final da atividade, o proponente deverá incluir as informações das pessoas que deverão ser certificadas no Relatório Final e encaminhá-lo através do Siatex. Os certificados serão emitidos e enviados diretamente pela Proext a partir do registro do relatório. 

Informações sobre relatório final e certificação de atividades de extensão podem ser acessadas no Manual de Extensão Universitária da UFBA e no Manual do Siatex. 

O IHAC estimula a sua comunidade discente e demais interessados a participarem ativamente de atividades extensionistas e se compromete a divulgar informações relacionadas à oferta destas atividades nos seus canais oficiais de comunicação. Cada projeto/atividade de extensão possui especificidades quanto a processos de inscrição e acesso, por isso é fundamental acompanhar a atualização de notícias relacionadas a oferta de ações de extensão no site e redes sociais do IHAC. 

Além disso, a Proext/UFBA possui programas e editais voltados ao público discente, como é o caso do PIBExAe do PIBIArtes. Para mais informações, acessar site oficial da Proext: www.proext.ufba.br  .

O IHAC possui uma atuação relevante no âmbito da extensão universitária, com um fluxo constante de programas e projetos extensionistas. Em seus 15 anos de existência, o instituto acumula mais de 500 projetos de extensão registrados no Siatex (informação de set/23). 

Confira abaixo informações sobre os projetos permanentes ativos no IHAC. Informações sobre projetos eventuais são disponibilizadas na seção “Notícias” deste site. 

AIDS – EDUCAR PARA DESMISTIFICAR

Promover informações, sistematizar conhecimentos e construir novas formas de abordagens que possibilitem instrumentalizar Grupos de Multiplicadores para que, no seu cotidiano de ação e reflexão, contribuam na prevenção às DSTs/AIDS e na solidariedade aos portadores do HIV.
Coordenação: Maria Thereza Avila Dantas Coelho 

BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES: DEBATENDO A EDUCAÇÃO SUPERIOR

O objetivo deste programa de extensão é debater a experiência e os desafios atuais da educação superior, a partir da implantação dos Bacharelados Interdisciplinares, na UFBA, UFRB e UFSB. Compreende inicialmente um curso e um evento e integra 2 projetos permanentes de extensão em andamento. O curso versará sobre um tema relevante para discentes e docentes, que é a interdisciplinaridade na metodologia de pesquisa, e será ministrado por um pesquisador da USP. O evento, por sua vez, se chamará II Colóquio Educação Superior em Saúde, visando dar continuidade ao I Colóquio já realizado em 2013 e apoiado pelo Edital PROEXT Eventos. Esse evento contará com a participação de conferencistas relevantes para a discussão de temas centrais no âmbito da formação superior na área da saúde, tais como os conceitos de saúde e doença, as profissões no campo da saúde, a experiência de ensino, pesquisa e extensão no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, dentre outros.
Coordenação: Maria Thereza Avila Dantas Coelho 

DIÁLOGOS EM FORMAÇÃO

O projeto “Diálogos em Formação” tem como principal objetivo proporcionar um ambiente de diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade civil de uma forma geral, capaz de fomentar um ambiente propício à inovação. Através de um ciclo de palestras semanais, pretendemos por um lado dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no âmbito universitário. Além disso, este ambiente servirá também como mecanismo de escuta a fim de identificar as principais tendências e demandas sociais. Considerando que os palestrantes convidados podem ser tanto da academia como de fora dela, acaba-se permitindo que tanto a academia quanto a sociedade apresentem suas propostas e pontos de vista. Neste contexto, estabelece-se uma dialética entre os principais atores. O tema das palestras também é livre: não há nenhuma pré-determinação do conteúdo. A expectativa é que as palestras tragam temas pertinentes relacionados sobretudo às novas tecnologias de informação, dispositivos e aparatos eletroeletrônicos e paradigmas informacionais.
Coordenação: Francisco de Paula Barretto 

FORMAÇÃO EM SAÚDE: DIÁLOGOS E OLHARES SOBRE AS TRAVESTILIDADES

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e demais interessados instrumentos que possibilitem a integração de competências complementares à sua formação acadêmica acerca do acolhimento e cuidado à saúde integral de travestis, considerando suas especificidades e a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Coordenação: Maria Thereza Avila Dantas Coelho 

IHAC DIGITAL 

Plataforma de divulgação científica do IHAC, o site atua em duas frentes: (i) promoção de eventos, através de transmissões online de atividades como debates, aulas abertas, entrevistas, ciclos de conversa, eventos estudantis, cursos e oficinas, congressos e seminários nacionais e internacionais etc; (ii) repositório de conteúdos (vídeos, textos, áudios etc) oriundos de produções e experiências desenvolvidas por estudantes, técnicos e professores do Instituto. As mais de 400 atividades online que já aconteceram no IHAC Digital desde a sua criação, em 2020, estão disponibilizadas na Midiateca do site, ampliando as possibilidades de acesso. Ao compartilhar esses conteúdos, o IHAC Digital desempenha um papel crucial na democratização do conhecimento, contribuindo para a interlocução do IHAC e da UFBA com outras universidades e com a sociedade em geral. Detentora de um caráter extensionista intrínseco, a plataforma estabelece uma ponte entre diferentes instituições e públicos, ampliando o alcance das produções acadêmicas e culturais e fomentando um diálogo aberto e colaborativo. A plataforma é gerida pela equipe do Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT). Para acessar: www.ihacdigital.ufba.br.
Coordenação: Caroline Fantinel 

IMAGINANDO COM – eixo MODA: subjetividades entre coletivos e conectivos

IMAGINANDO COM é o projeto de extensão contínuo mediado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA). Desde 2021, encontros públicos com a sociedade civil convidam e estudam pessoas de representatividade cultural ou artística (presencial, híbrido ou remoto), a partir de eixos temáticos em artes – em parceria com o Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (Cnpq), com o NEXT (IHAC) e transmissão ao vivo pelo IHAC Digital (https://ihacdigital.ufba.br/4451/). Em 2023, o IMAGINANDO COM focará no campo da MODA. Dentre os convidados (confirmados) – o multiartista Mario Ramiro (ECA/USP), os pesquisadores de Moda: Maria Clara Bonadio (IAD; ICH/UFJF), Jô Souza (SENAC, Belas Arte/SP) e Nello Barile (IULM/Milão); (previstos) – as artistas Ana Pi (BR) e Nunu Kong (China); os pesquisadores Milton Moura (Pós-Cult/UFBA); Gaurav Monga (Institute of Fashion, Índia); Vincenzo Susca (Montpellier). Uma galáxia de códigos da cultura configura o projeto em uma partilha de materialidades da arte, sentidos e imaginários.
Coordenação: Sheila Canevacci Ribeiro 

REDE AO REDOR: OFENSIVAS CULTURAIS EMANCIPADORAS NAS PERIFERIAS DE SALVADOR

A Rede ao Redor é um projeto de pesquisa e de extensão que teve início em 2016. Foi criado com o objetivo de realizar um mapeamento de iniciativas em arte e comunicação idealizadas e lideradas por jovens das periferias da cidade de Salvador. Parte do trabalho está disponível neste link: ttps://padlet.com/redeaoredor/ve65u0c9l5jchcq4. A partir deste mapeamento, temos realizado, em parceria com os coletivos, uma série de ações de extensão, bem como publicações em parceria com integrantes dos grupos. Ainda entre as ações realizadas ao longo destes anos, destacamos também a oferta em 2020, 2021 e 2022 do curso de extensão A periferia é o centro: ofensivas culturais emancipadoras, que se propôs a oferecer (pela voz de suas/seus realizadores/as) uma breve mostra do tanto que vem se tecendo nestes outros centros que são as periferias. Entre as atividades previstas para o segundo semestre de 2023 está a reedição deste curso.
Coordenação: Carlos Bonfim 

PROGRAMA INTERNACIONAL DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E CIENTÍFICAS DR. FANTASMA

Programa Internacional que objetiva a troca de saberes e práticas entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e procedências, no sentido da criação de um espaço interdisciplinar para a produção de conhecimento, fomentando novas epistemologias.
Coordenação: Paola Barreto Leblanc 

SUPERVISÃO CLÍNICO-INSTITUCIONAL ÀS EQUIPES DO PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO

Trata-se de atividade de supervisão clínico-institucional às equipes do Programa Corra pro Abraço, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), com o objetivo de promover cidadania e garantia direitos às pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade. A supervisão clínico-institucional, definida pela Portaria MS Nº 1.174/2005, consiste no assessoramento, discussão e acompanhamento do processo de trabalho das equipes e de projetos terapêuticos individuais das pessoas assistidas de forma contextualizada, abarcando, por conseguinte, questões referentes ao serviço, à rede de atenção, à gestão, ao território e às políticas públicas. Serão realizados dois encontros mensais de supervisão clínico-institucional com equipes do Corra pro Abraço na sede do Centro de Referência Estadual em Redução de Danos Maria Lúcia Pereira.
Coordenação: Vania Sampaio Alves 

Notícias relacionadas

NEXT | Núcelo de Extensão, Comunicação e Cultura

Manual de Extensão Universitária da UFBA