Ciclo Intelectuais e Cultura leva ao IHAC Digital diálogos com pesquisadores, pensadores, artistas e militantes da cultura

Ciclo Intelectuais e Cultura leva ao IHAC Digital diálogos com pesquisadores, pensadores, artistas e militantes da cultura

Nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, o Ciclo Intelectuais e Cultura leva ao IHAC Digital um encontro com Renato da Silveira (Artista Plástico/UFBA), para uma conversa sobre “Antropologia Africanista: a riqueza das traições orais e seu legado à cultura afro-brasileira“.

O papel dos intelectuais públicos na cultura será tema do “Ciclo Intelectuais e Cultura”, evento promovido a partir desta quarta-feira, 20.10, em ambiente online. Trata-se de um conjunto de diálogos com pesquisadores, pensadores, artistas e militantes da cultura, dando ênfase à condição dos intelectuais frente à sociedade, sobretudo às suas relações com as artes, o saber e a política. 

O ciclo também irá colocar em perspectiva a importância do pensamento não-eurocêntrico como uma correlação de forças na produção intelectual contemporânea, contemplando a obra de pensadores africanos, brasileiros, indígenas, bem como o pensamento social produzido na Bahia.

Entre os participantes estão Ana Marília Carneiro (UFMG), Edilene Matos (Academia de Letras da Bahia/UFBA), Albino Rubim (Ex-Secretário de Cultura/UFBA), Fernando Oberlaender (Editora Caramurê), Jocélio Teles (CEAO/UFBA), Renato da Silveira (Artista Plástico/UFBA), Robert Stam (New York University) e Tiganá Santana (Músico/UFBA).

O “Ciclo Intelectuais e Cultura” é coordenado pelo Prof. Messias Guimarães Bandeira e estudantes do curso “Intelectuais e Produção da Cultura”, do programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (UFBA). 

O evento será transmitido através da plataforma <ihacdigital.ufba.br>, toda quarta-feira, de 20.10 a 17.11, sempre às 19h, com acesso livre.