Projeto CANTAR homenageia Gonzaguinha em sua quinta edição

Projeto CANTAR homenageia Gonzaguinha em sua quinta edição

 

O projeto CANTAR é um programa de extensão universitária voltado para o estudo, a interpretação e a fruição do repertório de alta performance da música popular brasileira. Nasceu com o intuito de dar aos discentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), a oportunidade de vivenciar as etapas de produção de um espetáculo musical com todas as suas implicações: a escolha do artista homenageado, o conceito, o repertório, o ensaio e a apresentação em um teatro de reconhecida qualidade em Salvador, como é o caso do Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Neste teatro, nos dias 4, 5, 11 e 12 de outubro/2019, as 19h30, será apresentada a quinta edição do Projeto Cantar, homenageando Gonzaguinha. No repertório, músicas das diversas fases do compositor, numa tentativa de mostrar ao público, uma seleção abrangente, eclética e forte das canções e interpretações que compõem o ambiente de sua fortuna criativa.

O projeto já visitou vários artistas. Na primeira edição do Projeto Cantar, “Falando de Amor”, foram homenageados os compositores, Tom Jobim, Taiguara, João Donato, Joyce, Dori Caymmi, Chico Buarque, entre outros. Abordava a temática do amor em suas diversas manifestações. Na segunda, o homenageado foi Luiz Gonzaga, no ano de comemoração de seus 100 anos. Na terceira, foi o baiano Carlinhos Cor das Águas, que apresentou o seu repertório diretamente aos participantes, representando uma importante contribuição ao projeto. A quarta edição trabalhou com a musicalidade, a voz e a rítmica de Milton Nascimento. Foram interpretadas 18 canções entre os anos de 1962 até 1982.

O Projeto Cantar, antes circunscrito ao ambiente universitário da UFBA, será aberto ao público em geral a partir de 2020.