Ciclo de Estudos “ÍMÃ – Influências Místicas nas Artes” reúne quatro intelectuais em torno das artes indígenas

Ciclo de Estudos “ÍMÃ – Influências Místicas nas Artes” reúne quatro intelectuais em torno das artes indígenas

Nos dias 27 e maio e 03 de junho (2023) o Prof-Artes e o projeto “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública“, coordenado pela professora Laura Castro (IHAC), realizam o Ciclo de Estudos “ÍMÃ – Influências Místicas nas Artes“. O evento será transmitido através do canal do Prof-Artes no YouTube (youtube.com/prof-artesufba1981) e tem o apoio do CNPq por meio do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades – Pró-Humanidades.

As inscrições devem ser feitas através do formulário disponível no link: https://forms.gle/WrS77g935SmXPUuYA. Haverá emissão de certificado para as pessoas inscritas.

O ÍMÃ – Influências Místicas nas Artes reunirá quatro intelectuais em torno das artes indígenas e seus entrelaçamentos com a educação, a escola e a floresta. Em dois encontros, serão partilhados processos de criação horizontalizada e de formação, dentro e fora da universidade, a partir das cosmopercepções indígenas de aprendizagem e troca. A imagem do ímã oferece a aproximação de duplas, em duas mesas que partilham não apenas de vínculos considerados estritamente profissionais, mas também de trajetórias de vida e luta por direitos originários, ou seja, que pré-existem ao Estado. 

Nestas conversas estarão presentes Francy Baniwa, antropóloga formada pelo Museu Nacional/UFRJ e doutoranda nesta mesma instituição; Idjahure Kadiwél, antropólogo formado pelo Museu Nacional/UFRJ e doutorando pelo PPGAS-USP; Sueli Maxakali, artista, liderança do povo Tikmũ’ũn, mais conhecido como Maxakali, e mestra por notório saber pela UFMG; e Paula Berbert, antropóloga e doutoranda pelo PPGAS-USP.