Imaginando MAGNAMENTE com Paulo Amarante no IHAC Digital

Imaginando MAGNAMENTE com Paulo Amarante no IHAC Digital

O que é loucura? Quem é louco? Quem define quem é louco? Onde começa o comportamento normal e o anormal? Na terça-feira, dia 24/05, às 11h no IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br), seremos conduzidos a olhar para o imaginário social e a ideia de loucura com o Prof. Paulo Amarante (FIOCRUZ/RJ), o pioneiro do movimento brasileiro pela reforma psiquiátrica e representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Esse encontro, que questiona quem tem o direito de ser considerado normal, abrirá MAGNAMENTE e com muita honra os encontros do laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (@imaginarmuitomesmo), coordenado pela professora-artista Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA).

Neste encontro, vamos pensar sobre a loucura em relação à diversidade, às diferenças, assim como às relações de hierarquia e de poder que a mantém como regulador social. Vamos imaginar maneiras de compreender a complexidade humana e o estigma do “louco”, da “louca”.

” (…) é a cultura que faz as pessoas demandarem manicômios,
exclusão, limitação” – Paulo Amarante, para Revista Radis (2014).

Professor e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), Paulo Amarante se especializou em psiquiatria, é Mestre em Medicina Social e Doutor em Saúde Pública. É autor e organizador de vários livros, dentre eles: “Loucos pela vida – A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil”, “O Homem e a serpente – Outras histórias para a loucura e a psiquiatria” e “Loucura e Transformação Social – Autobiografia da Reforma Psiquiátrica no Brasil”.

Te convidamos a imaginar com a referência internacional especialista na luta antimanicomial, Paulo Amarante:

“Aparentemente, para as famílias, tirar alguém de dentro de casa e interná-la em uma instituição para que ela fique ali entregue à sorte é salvar a família, então existe muito disso, desse clientelismo oportunista. Nós fizemos o contrário, mostramos que é possível tratar em liberdade, tratar a pessoa no território onde ela vive, utilizar essa sua diferença de maneira produtiva, criativa, incorporando as pessoas. Nós fizemos uma verdadeira revolução na psiquiatria”.

Paulo Amarante

Quando: 24 de Maio
Onde: IHAC Digital – ihacdigital.ufba.br
Quanto: Gratuito
Realização: Laboratório IMM – IMAGINAR MUITO MESMO

Clique AQUI Para acessar todos os encontros do Ciclo de Conversas “Imaginando Com…”.