Programa Conexões desta semana apresenta projetos sobre o tema “Corporeidades – sentidos e performances”

Programa Conexões desta semana apresenta projetos sobre o tema “Corporeidades – sentidos e performances”

Nesta quinta-feira (07), às 16h, acontece mais um encontro do Conexões, um programa de articulação e compartilhamento de experiências de pesquisa e extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos (IHAC). A transmissão será ao vivo no IHAC DIGITAL.

Este programa apresentará projetos em andamento no IHAC que dialogam com o tema “Corporeidades – sentidos e performances”. Os(As) convidados(as) serão o professor Leonardo Sebiani, acompanhado de Jacques Jaquí e Igor Cardoso Ribeiro, apresentando o projeto de pesquisa GIPE-Corpo (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão nas Corporeidades e(m) EcoPerformance) e o projeto de extensão “Cenivivências”; e a professora Sheila Ribeiro apresentando o projeto [“a confirmar”]. A mediação do encontro será feita por Ana Paula Sampaio, que integra a equipe do NEXT/IHAC.

Saiba mais sobre os projetos e convidados(as) desta semana:

GIPE-Corpo – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão nas Corporeidades e(m) EcoPerformance
O Grupo pretende ampliar os campos de conhecimento referentes às Corporeidades, a Eco-Performance e a Abordagem Somático-Performativa, relacionadas com os sistemas de Comunicação, Ensino, Cultura, Saúde e Ações Anti-coloniais.

~ Leonardo Jose Sebiane Serrano: artista e professor em Artes Cênicas (Dança/Teatro) e Performance. Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Professor Milton Santos (IHAC) e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). 
~ Jacques Jaquí: roteirista de formação, mediador cultural, co-desenvolvedor do Portal Empreendendê e consultor-acelerador de carreiras e projetos culturais, destaca-se na produção para cinema, podcasts e teatro.
~ Igor Cardoso Ribeiro: artista da Cena, Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes IHAC/UFBA e Mestrando em Artes Cênicas no PPGAC/UFBA, Co-coordenador do Projeto Cenivivências, Integrante do Coletivo TEIA e pesquisador do NuCuS/UFBA e GIPE-Corpo/UFBA.

Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO
Grupo de pesquisa que estuda e aplica Estudos do Imaginário e Transculturalidade, transitando pelas Artes do Corpo, Comunicação e Semiótica, Estudos do Digital, Moda e Design de futuro próximo – https://ihacdigital.ufba.br/4451/

~Sheila Ribeiro: artista da moda, do digital e do corpo, com formação artística incontrolável e formação acadêmica em design, comunicação, artes e estudos culturais. Interessada pelas dinâmicas da contemporaneidade, sua pesquisa-criação implementa projetos, obras, conceitos e eventos multi-performáticos, poetizando tensões transitivas. Como professora, lida com a transcultura por meio de conceitos como “transzeitgeist” (2021) e “Corpo App” (KATZ & RIBEIRO, 2013). Faz parte da cia de conceitos CHAMANDO ELA, e é Consultora em Cultura, Comunicação e Conectividade no Ministério da Saúde do Líbano. Professora Adjunta no IHAC/UFBA e Professora visitante na ECA/USP, onde está em pós-doutoramento. IMAGINAR MUITO MESMO é o nome de seu laboratório. Desde sempre vive e trabalha em trânsito.
~Gabriel Pedreira: produtor, agente cultural e urbanista. Graduado em Urbanismo pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia (2016) e Especialista em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade pela RAUE – Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia do PPG-AU/UFBA (2018), atua hoje de maneira interdisciplinar, tanto em conflitos fundiários urbanos junto à comunidades tradicionais, quanto com a artista Sheila Ribeiro (BR/CA), fomentando projetos e processos acadêmicos e artísticos. Interessado na encruzilhada cidade-cultura-imaginário, rastrea narrativas de experiências urbanas e cartografa dados micropolíticos/poéticos.

SOBRE O CONEXÕES
O Conexões é um programa de articulação e compartilhamento de experiências de Pesquisa e Extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
O projeto faz parte de um conjunto de ações que o Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT) vem desenvolvendo no apoio à realização e promoção das atividades institucionais e de pesquisa e extensão desta unidade.
O Conexões é transmitido através do IHAC Digital. Cada programa conta com dois projetos convidados. Pretende-se, com isso, promover articulações entre diferentes experiências que tenham temáticas similares, e que podem ser oriundas, inclusive, de áreas distintas – o que torna ainda mais complexa e rica a experiência de interdisciplinaridade que rege o projeto pedagógico do IHAC.

INSCRIÇÕES
Haverá emissão de certificados para o público que acompanhar o evento. A certificação será feita através de inscrições via lista de presença durante a transmissão da atividade.

PRODUÇÃO
O Conexões é produzido pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT), que conta com uma equipe formada por técnicos e estudantes do Instituto. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), por meio do Programa de Apoio à Extensão de Servidores Técnico-Administrativos (PAEXTec), e da EDUFBA.

RESUMO
Evento: Programa Conexões – Corporeidades – sentidos e performances
Data: 07/10/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h às 17h30
Transmissão: www.ihacdigital.ufba.br
Informações: www.instagram.com/conexoesihac