Projeto “Acervo da Laje – memórias em movimento” inicia série de vivências neste sábado (27) com Soraya Martins

Projeto “Acervo da Laje – memórias em movimento” inicia série de vivências neste sábado (27) com Soraya Martins

Arte: Rafaelle Roza

No próximo sábado,  dia 27 de maio, às 14h, o projeto Acervo da Laje – memórias em movimento inicia uma série de 3 vivências para alimentação de imaginários. No primeiro encontro o projeto recebe Soraya Martins, atriz, professora de literatura brasileira, pesquisadora, crítica e curadora de teatros e está em Salvador lançando o livro Teatralidades Aquilombamentos – várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo, da editora Javali. As vivências são inspiradas nas práticas da curadora, produtora e gestora do Acervo da Laje, Vilma Santos que, a partir da partilha do alimento, opera uma tecnologia de fortalecimento comunitário que amplia uma rede de solidariedade. 

Mais sobre a convidada: Soraya é formada no Teatro Universitário da UFMG, doutora em Literatura de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários com pesquisas sobre a multiplicidade das teatralidades negras. Atuou na equipe curatorial do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2018 a 2022) e do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (2018). É colaboradora no site de crítica Horizonte da Cena e integra o projeto segundaPreta e a associação de críticos de teatro  AICT- Brasil. Escreve críticas e ministra oficinas sobre teatro e artes negras em diversos festivais em todo o Brasil. Atualmente, faz parte da frente criativa e curatorial do Dona Ruth: Festival de Teatro negro de São Paulo.

As Vivências são resultado do projeto de extensão Acervo da Laje – Memórias em Movimento, contemplado pelo edital PIBIARTES da Pró-reitoria de Extensão da UFBA, bolsistas Rafaelle Roza e Gustavo Leal, e conta com o apoio logístico do projeto MUSEUM FUTURES, do Goethe Institut.