II Encontro de Artes Das/Nas Periferias promove ações em espaços culturais das/as periferias de Salvador entre outubro e dezembro

II Encontro de Artes Das/Nas Periferias promove ações em espaços culturais das/as periferias de Salvador entre outubro e dezembro

Em sua segunda edição, o Encontro de Arte Das/Nas Periferias vai promover entre os meses de outubro e dezembro, em Salvador, um intercâmbio de práticas e saberes entre coletivos de arte e comunicação que atuam nas periferias de Salvador. Nestes nossos outros centros, quatro coletivos anfitriões vão abrir as portas das suas casas-quilombos e oferecer gratuitamente uma programação diversa voltada para públicos de todas as idades.

O evento tem o objetivo de fomentar a ampliação de uma rede que conecte as diversas iniciativas artísticas de diferentes bairros da cidade e incentivar a realização de ações com as comunidades. Saraus e slams de poesia, oficinas, apresentações teatrais, shows, lançamento de livros, feira de marcas das periferias, exibição de filmes são algumas das ações previstas na programação. Rodas de conversa sobre direito à cidade também fazem parte das atividades.

O primeiro coletivo a receber o Encontro é o Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), cuja sede fica no bairro de Cajazeiras (Rua Deputado Herculano Menezes, Cajazeiras V). No dia 22/10, a partir das 16h, acontece no espaço o Sarau do JACA com poetas de vários bairros periféricos de Salvador e microfone aberto para quem quiser recitar; um bate-papo sobre as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), conduzido pela equipe da campanha ZeisJá; uma mostra de curtas, uma feira de marcas e produtos das periferias. A programação também conta com um bate-papo com Marise Urbano, mestra em Cultura e Sociedade (UFBA) e mestra em Cinema (UFS), responsável pela Gira Pomba Produções.

Em novembro, será a vez do Sarau da Onça, em Sussuarana, e do Quilombo Aldeia Tubarão, em Tubarão/Paripe, oferecerem uma série de atividades culturais gratuitas para todas as idades. O encerramento desta segunda edição do Encontro de Arte Das/Nas Periferias será na primeira semana de dezembro, com coletivo anfitrião e programação a ser divulgada em breve.

Saiba mais – O Encontro de Artes Das/Nas Periferias é uma realização do grupo de pesquisa e intervenção comunitária Rede ao Redor, vinculado ao IHAC/UFBA e conta com o apoio financeiro da Pró Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT). São parceiros do Encontro os coletivos Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL), Favela Revela, Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) e Sarau da Onça, a Campanha ZeisJá e as/os estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA: Liz Reis, Vanessa Cunha, João Marcos Guimarães, Matheus Santana, Gabriel Silveira; do IHAC: Lucas Oliveira e da Faced: Verena Vieira e Natureza França. 

Sobre A Rede ao Redor – A Rede ao Redor teve início em 2016 e foi criada com o objetivo de realizar um mapeamento de iniciativas em arte e comunicação idealizadas e lideradas por jovens das periferias da cidade de Salvador. Parte do trabalho está disponível neste link: https://padlet.com/redeaoredor/ve65u0c9l5jchcq4. Em 2017, em parceria com o projeto Latitudes Latinas foi realizado o I Encontro de Artes Das/Nas Periferias e contou com uma programação extensa e uma série de coletivos parceiros.

Sobre o JACA – Coletivo formado por jovens moradores de Cajazeiras, tem 18 anos de existência. Na palavra de seus realizadores, é: “uma organização da comunidade, pela comunidade e com a comunidade. A juventude erguida contra a opressão. Através das ações com a metareciclagem e a produção da arte e cultura, acreditamos que auxiliamos na potencialização da juventude bem como na economia criativa local”.

Sobre a ZeisJá! – A Campanha ZeisJá! é uma rede de articulação formada por diversos agentes sociais que pretende contribuir para a difusão ampla do instrumento de política urbana chamado Zona Especial de Interesse Social – ZEIS. Esta campanha inicia sua caminhada articulando universidades, movimentos sociais, associações comunitárias e coletivos urbanos. O principal objetivo é fomentar o debate público em torno do instituto das ZEIS e potencializar seu alcance político e social. A ideia é que essa rede se constitua como um espaço de engajamento e articulação de lideranças comunitárias, atores do sistema de justiça, técnicos e gestores públicos.

SERVIÇO

ENCONTRO DE ARTES DAS/NAS PERIFERIAS: JUVENTUDE ATIVISTA DE CAJAZEIRAS (JACA)

Quando: 22 de Outubro de 2022 (sábado), às 16h. 

Onde: Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) – Cajazeiras V,  Rua Deputado Herculano Menezes, Salvador – Bahia. O local é conhecido como “Fábrica”. Após a rótula de Cajazeiras 05, passa pelo supermercado Mixbahia e segue pela direita até o galpão (cerca de duzentos metros após o ponto de ônibus da rótula, logo depois da Praça da 5).

Quanto: Entrada gratuita

Classificação indicativa: LIVRE

PROGRAMAÇÃO

16h – Bate papo sobre as ZEIS, com Marcos Bau Carvalho, Thaís Rebouças e Michaela Alves, integrantes da campanha ZeisJá!

18h – Início da Feira de Marcas das Periferias

18h – Mostra de Curtas e bate-papo com Marise Urbano e convidadas/os

19h – Sarau do JACA

Mais Informações

REDE AO REDOR
aredeaoredor@gmail.com