Comissão de Direitos Humanos e Políticas do Acolhimento do IHAC lança questionário para promover diagnóstico das situações de violação de direitos humanos no Instituto

Comissão de Direitos Humanos e Políticas do Acolhimento do IHAC lança questionário para promover diagnóstico das situações de violação de direitos humanos no Instituto

Com o objetivo de mapear as principais situações de violação de Direitos Humanos que atravessam a vida universitária da comunidade, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas de Acolhimento (CDHPA) do IHAC lança um questionário de caráter diagnóstico e propositivo, direcionado a_s Discentes, Técnic_s e Docentes do Instituto. 

O formulário está disponível para preenchimento no link forms.gle/a27tD2v6DFzWxCtB6 e ficará aberto para respostas até o dia 07/10.

Nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, às 18h30, será realizada através do IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br) uma live de apresentação do questionário pel_s membr_s da Comissão, seguida de uma palestra do prof. Ivan Siqueira sobre a atuação de Comissões de Direitos Humanos na Universidade.

O questionário e a live inauguram uma série de atividades de escuta que se seguem pela primeira semana de outubro, quando acontecerão, de forma presencial, as Vivências para combater a cultura do ódio e disseminar tecnologias de redução de danos entre a comunidade universitária IHAC-UFBA. As vivências devem reunir a comunidade em atividades para reconhecer e desprogramar os ciclos de repetição de violências estruturais na universidade, bem como coletar propostas para a elaboração do regimento que guiará os trabalhos da CDHPA e suas ações futuras.

A Comissão de Direitos Humanos e Políticas de Acolhimento foi criada e aprovada em Congregação em abril de 2022, e é formada por representantes dos corpos docente, técnico e discente.