Inscrições abertas para o Curso de Extensão “Apartheid-Antiapartheid: O ordenamento racista da África do Sul e o ativismo internacional pela sua derrubada” que acontece nos próximos dias 15, 17 e 19 de maio

Inscrições abertas para o Curso de Extensão “Apartheid-Antiapartheid: O ordenamento racista da África do Sul e o ativismo internacional pela sua derrubada” que acontece nos próximos dias 15, 17 e 19 de maio

 

Inscrições em: www.antiapartheid.ihac.ufba.br

Certificado de 12 horas.

APARTHEID-ANTIAPARTHEID: O ORDENAMENTO RACISTA DA ÁFRICA DO SUL E O ATIVISMO INTERNACIONAL PELA SUA DERRUBADA
Curso de extensão universitária de caráter interdisciplinar organizado pelo Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), no âmbito da Área de Concentração de Relações Internacionais do IHAC/UFBA, sob coordenação do Professor José Sacchetta Ramos Mendes.

Dias 15, 17 e 19 de maio de 2017.
Local: Auditório João Gonçalves, PAF I – Campus de Ondina.
Horário: 19h.

O apartheid vigorou oficialmente na África do Sul entre os anos de 1948 e 1994. Suas origens históricas e consequências contemporâneas são mais amplas que esse espectro cronológico de vigência. O curso Apartheid-Antiapartheid apresenta o desenvolvimento sociopolítico do racismo institucional na África do Sul, em sua ocorrência e expressão conhecidas por apartheid (“desenvolvimento separado”, em idioma africâner). O conteúdo do curso busca distinguir o fenômeno do supremacismo racial e sua adoção como regime político e ordem legal em plena África do século XX, com suas raízes ideológicas, contextualização econômica e social. Apresenta também a formação do movimento de solidariedade, ativismo e luta, organizado em dimensão internacional pelo fim do regime racista. A proposta é promover a reflexão sobre a intolerância e o envolvimento da sociedade civil mundial na luta contra o racismo, em prol de uma noção ativa de Direitos Humanos. O curso será ministrado em três partes, com enfoque e abordagem na história dos movimentos sociais e sua interface com as relações internacionais e o direito.

PROGRAMAÇÃO

Encontro 1:

África: distinguindo historicamente o continente, questionando lugares-comuns. Conceituações. Expansão étnico-linguística africana no último milênio. O reino Monomatapa e as civilizações da África Meridional. Invasões europeias da África na Era Moderna. Exploração, tráfico humano e diáspora africana. Ocupação do Sul da África por europeus. Descoberta de ouro e diamantes. Resistência africana. Colonialismo e surgimento da nação branca africâner. A construção do racismo sul-africano e sua base ideológica na religião calvinista. Formação do Estado na África do Sul. Guerra Anglo-Boer. Africâneres X britânicos. Economia, sociedade, dominação e racismo.

Encontro 2:

Zulus e Xhosas. Divisão política entre as principais etnias sul-africanas. A intelectualidade negra. O supremacismo racista branco. A tomada do poder pelo Partido Nacional. A influência do nazismo na ascensão do apartheid. “Desenvolvimento separado” e a instituição das leis raciais. “Bantu” como generalização em políticas públicas segregacionistas. O idioma africâner (afrikaans) como fator de dominação. A dinâmica cotidiana da segregação racial. Os “bantustões”. Racialismo como ordenamento jurídico. O abandono da estratégia do pacifismo. Resistência africana e as grandes revoltas populares a partir de 1960. Participação das mulheres, crianças e dos estudantes sul-africanos na luta antiapartheid.

Encontro 3:

A reorganização da luta antiapartheid nos anos 1970. Partidos e movimentos sociais na África do Sul. Política interna e repressão. A descolonização dos países africanos e sua influência nos movimentos sociais do continente. A luta contra o regime racista se internacionaliza. Os Estados africanos da linha de frente contra o apartheid. A pressão internacional. Os movimentos sociais e o ativismo antirracista. Participação e pressão da sociedade civil internacional. O isolamento da África do Sul. A crise do regime. O desmonte do apartheid. Libertação de presos políticos. Nelson Mandela e o projeto de nação multirracial sul-africana: Rainbow Nation. Retomada do argumento pacifista. Políticas de reparação. Os novos líderes pós-Mandela. Panorama da situação contemporânea da África do Sul.