“IMAGINANDO COM…” recebe no IHAC Digital os artistas Neto Machado e Jorge Alencar

“IMAGINANDO COM…” recebe no IHAC Digital os artistas Neto Machado e Jorge Alencar

Arte: Silvia Herrera (Bacharelado Interdisciplinar em Artes).

No dia 10 de junho de 2021 (quinta-feira), às 11h, o laboratório IMAGINAR MUITO MESMO, coordenado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA) receberá a dupla de artistas Neto Machado e Jorge Alendar para conversar sobre suas criações em dança, audiovisual, teatro, comunicação, curadoria, escrita e educação no contexto dos encontros públicos semanais IMAGINANDO COM. O encontro focará nos temas da memória, materialidade e libido na criação artística. 

A conversa será apresentada pela estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Silvia Herrera, que construiu a peça de divulgação deste evento.

JORGE ALENCAR E NETO MACHADO

Jorge Alencar cria com dança, cinema, teatro, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social e em Dança, e mestre em Artes Cênicas pela UFBA. Em 1998, fundou a Dimenti – ambiente de criação artística e produtora cultural, com sede em Salvador (BA). 

Neto Machado é ator, dançarino, comunicador, coreógrafo e diretor, mestre em Artes Cênicas pela UFBA e um dos coordenadores da Dimenti.


Alguns dos diversos frutos da parceria entre Neto Machado e Jorge Alencar são: “Biblioteca de Dança  – podcast dançado” (2021 – Aldir Blanc Bahia); “Arquivo Vivo” (2021 – Programa Aldir Blanc); “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (2018 – indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção 2019); “Pinta” (2013 – Melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema, em 2014); “Vermelho Melodrama” (2019 – Prêmio Braskem de Teatro, melhor espetáculo do ano); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (livro finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, categoria infantil) e “Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou” (2015 – Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+). 


Neto Machado e Jorge Alencar vem circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em espaços internacionais como: Centre Pompidou (França), Tate Modern (Inglaterra), Station One – Service for Contemporary Dance (Sérvia), Graner – Centre de Creació de Danza y Arts Vivas (Espanha).

IMAGINANDO COM…

O laboratório IMAGINAR MUITO MESMO estuda e aplica transculturalidade, indisciplinaridade, design de futuro próximo e sociologia do imaginário, trazendo para as conversas pessoas de representatividade cultural em várias vertentes. Os encontros públicos IMAGINANDO COM… acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 11h, com transmissão ao vivo no IHAC Digital.