Defesa de tese de doutorado sobre mobilidade no Centro de Salvador será transmitida pelo IHAC Digital

Defesa de tese de doutorado sobre mobilidade no Centro de Salvador será transmitida pelo IHAC Digital

“Salvador, cidade movente: corpos dissidentes, mobilidades e direito à cidade”. Esse é o nome da tese de doutorado, de autoria de Marcelo de Trói, que será defendida no dia 29 de novembro de 2021, a partir das 14h, com transmissão no canal do IHAC Digital. O candidato ao título de doutor, pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura), foi orientado pelo professor Leandro Colling e é integrante do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades, vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia.

A investigação durou 32 meses, com a utilização de mais de 300 livros, documentos e artigos, um ano de pesquisa nos arquivos da Biblioteca Pública dos Barris e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de um extenso trabalho de campo. O resultado está em 337 páginas da tese em que Marcelo de Trói narrou a história sociocultural do Centro Antigo de Salvador a partir da mobilidade. O autor pensou as mobilidades em Salvador através de diversas dimensões. “Na dimensão da locomoção, nós vamos ter os bondes, ônibus, ascensores. Na dimensão do direito à cidade, temos diversos conflitos envolvendo a mobilidade como o Quebra-Bondes, de 1930, o Quebra-Quebra, de 1981, ou a Revolta do Buzu, de 2003. Na mobilidade como manifestação da cultura, eu aglutinei a Festa da Independência, a Mulher de Roxo e o Carnaval, dentre outros”, explica.

“Pensar a mobilidade, a maneira como pessoas e coisas transitavam por esse território, foi a minha principal metodologia. A investigação tem um forte caráter histórico, alicerçado no materialismo e totalmente multidisciplinar. Usei como base teórica os estudos da chamada Escola de Lancaster que enxerga a mobilidade como um fenômeno que vai além da locomoção e que estrutura relações, compõe subjetividade e cria uma esfera social na qual se desenrolam as interações socioculturais”, afirma o pesquisador.

A banca examinadora será formada pelas professoras e professores doutores/as: Ana Fernandes (FAUFBA), Eduardo Rocha Lima (FAUFBA), Andréa Ventura (Escola de Administração da UFBA/ Painel Salvador de Mudança do Clima) e Felipe Milanez (Pós-cultura/IHAC). Para o professor Leandro Colling, orientador e presidente da banca, a pesquisa desenvolvida pelo doutorando oferece uma grande contribuição ao campo de estudos sobre as cidades ao criar relações com os estudos das dissidências sexuais e de gênero. “Marcelo ampliou o conceito de corpos dissidentes, inicialmente pensado por ele na dissertação de mestrado, também defendida no Pós-cultura, para perceber como esses corpos resistiram e ainda resistem para ter o direito a se locomover na cidade.  Outro elemento fundamental da tese é a ideia de carrocracia, de como o carro impactou as nossas cidades”, destaca.

Além da pesquisa em Salvador, Marcelo complementou a investigação na cidade de Lisboa quando realizou o doutorado sanduíche no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, sob a coorientação da professora Susana Batel, com financiamento da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em 2020. “Apesar de fazer uma investigação à parte com foco na arte urbana e na mobilidade, eu aproveitei esses nove meses para consultar alguns arquivos em Lisboa, notar algumas semelhanças históricas entre as duas cidades, escrever um capítulo e estruturar a tese. Unidas pelo mundo colonial, Lisboa e Salvador são cidades irmãs, com topografias semelhantes, e enfrentaram desafios ligados à mobilidade desde a fundação”, completa de Trói.

Outra parte do referencial teórico da pesquisa foi criada dentro do NuCuS, mais especificamente na linha de investigação “Cidades, corpos e territorialidades dissidentes”. “As mobilidades determinam a nossa maneira de estar no mundo, de ocupar e transitar pela cidade. Como esfera social, elas também agregam diversos conflitos sociais e são índices de marcadores sociais como classe, gênero e raça. Também precisamos lembrar que as mobilidades alteraram o espaço urbano de Salvador e são determinantes na discussão sobre a mudança climática”, completa Trói.

Sobre o NuCuS
O NuCuS foi criado há 14 anos como Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS) e é um dos pioneiros nos estudos científicos sobre os papeis das culturas nas questões que envolvem os gêneros e as sexualidades. Atualmente, o NuCuS possui seis linhas de pesquisa e extensão: (1) Estudos Trans, Travestis e Intersexo, (2) Artes, Gêneros e Sexualidades, (3) Lesbianidades, Feminismos e Interseccionalidades, (4) Gênero e Sexualidade na Educação, (5) Processos de subjetivação, raça, gênero e sexualidade e (6) Corpos, Cidades e Territorialidades Dissidentes. Cerca de 70 pessoas são integrantes do núcleo, desenvolvendo pesquisas científicas, atividades de extensão e ativismos no campo do gênero e da sexualidade e suas mais diversas interseções.

SERVIÇO
O quê: Defesa pública da tese de doutorado do candidato ao título de doutor Marcelo de Trói
Quando: 29 de novembro de 2021 – 14h
Onde: No canal do IHAC Digital https://ihacdigital.ufba.br/

Siga o NuCuS nas redes sociais:
Twitter twitter.com/cusBahia | Facebook:  facebook.com/grupocusbahia  | Instagram: @nucus_ufba Site www.politicasdocus.com