ACCS “Pluralismo Religioso e Direitos Humanos” divulga chamada para bolsa de extensão em 2022.2

ACCS “Pluralismo Religioso e Direitos Humanos” divulga chamada para bolsa de extensão em 2022.2

Estão abertas até o dia 28 de julho de 2022 as inscrições para a seleção de bolsista de extensão na ACCS Pluralismo Religioso e Direitos Humanos no semestre 2022.2. A ACCS prevê um conjunto articulado de atividades de ensino e extensão, incluindo aulas nas noites de terça-feira e visitas a campo aos sábados. A duração da bolsa é de 4 meses (agosto a novembro de 2022).

A chamada é aberta para estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do IHAC de acordo com os critérios especificados no edital disponível no link abaixo. Confira o documento para saber também como se inscrever.

Breve descrição da ACCS

A ACCS visa a abrir um espaço de diálogo entre a universidade e grupos da cidade de Salvador que atuam na defesa dos direitos humanos a partir de uma perspectiva interreligiosa. Integram a proposta pedagógica da ACCS aulas expositivas e estudos de caso sobre temas como laicidade, fundamentalismo e constituição dos direitos humanos. Além disso, estão previstas visitas a campo, nas quais serão identificados práticas e projetos desenvolvidos por movimentos vinculados a diferentes tradições de fé. A proposta central da ACCS é avançar duas perguntas: (a) De que modo a experiência religiosa pode se traduzir, como ação coletiva, na esfera pública secular? (b) Quais princípios da dignidade humana presentes nas tradições religiosas podem inspirar uma gramática de direitos que seja útil para toda a sociedade? O curso busca oferecer uma experiência de formação política e cidadã, através do contato com diferentes manifestações religiosas e modos de compreensão e defesa dos direitos humanos.