Plano de Biossegurança do IHAC e boas-vindas ao semestre 2022.1

Plano de Biossegurança do IHAC e boas-vindas ao semestre 2022.1

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC

COMUNICADO

À comunidade do IHAC,

Após aprovação pela Congregação do IHAC, em 15/02/2022, e pelo Comitê de Assessoramento da COVID-19 da UFBA, encaminhamos a versão final do nosso Plano de Biossegurança e de Retorno às Atividades Presenciais do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Profº Milton Santos (IHAC) (https://ihac.ufba.br/wp-content/uploads/2022/03/Plano-de-Biosseguranca-do-IHAC-versao-final.pdf).  Este plano é de fundamental importância para a realização de nossas atividades de forma mais segura frente à pandemia da COVID-19.

Ressaltamos a necessidade da leitura atenta a este documento e a suas diretrizes, de acordo com o Plano de Contingência e Medidas de Biossegurança para a Realização de Atividades Presenciais no Semestre 2022.1 na Universidade Federal da Bahia (https://ufbaemmovimento.ufba.br/sites/ufbaemmovimento.ufba.br/files/atividades-presenciais_plano_de_contingencia_e_medidas_de_biosseguranca.pdf) e a Resolução do  CONSUNI 07/2021, que dispõe sobre o semestre 2022-1, em conformidade com os requisitos de biossegurança contra a COVID-19, e dá outras providências. (https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_consuni_07.2021_1.pdf). Recomendamos, também, a leitura da Resolução do CONSUNI 01/2022, que altera o Art. 2º da Resolução Nº 07/2021, acrescentando-lhe um § 3º, o qual destaca o cancelamento de inscrição curricular, caso o/a estudante não regularize sua situação vacinal até que sejam decorridos 25% do semestre letivo (https://ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/resolucoes/resolucao_consuni_01.2022.pdf).

Apesar de todos os desafios para o retorno às atividades presenciais, estamos também confiantes de que, com a participação e envolvimento de todo o coletivo, adotando as medidas de biossegurança (uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos), e com o esquema vacinal completo, podemos viabilizar mais este momento para o desenvolvimento de todas as nossas atividades: artísticas, científicas e humanísticas.  

Sinalizamos a importância de atenção e acompanhamento das mensagens e comunicados durante todo o semestre. Para tal, será importante que todos/as/es estudantes verifiquem seus e-mails e estejam em contato com seus colegiados de curso. Há uma Secretaria Integrada de Graduação (SIG) que será muito importante em seus processos acadêmicos. Conforme destacado no nosso plano de biossegurança e de retorno às atividades presenciais, muitos desses processos e atendimentos continuarão a ocorrer de forma online.  Para todas essas informações, notícias e conhecimento do próprio IHAC (órgãos, projetos pedagógicos dos cursos, etc), acessem nosso site: https://ihac.ufba.br/

Durante essa semana de abertura do semestre, mas também ao longo das próximas semanas, uma série de atividades e encontros ocorrerão na UFBA e no IHAC. Teremos, por exemplo, a semana de acolhimento da UFBA, trazendo orientações à comunidade para o retorno presencial (https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-inicia-semestre-20221-com-semana-de-acolhimento-trazendo-orientacoes-comunidade). No IHAC, a recepção unificada interdisciplinar dos bacharelados interdisciplinares (REUNI) ocorrerá entre os dias 28/03 e 01/04, já que os/as calouros/as 2022.1 ingressarão a partir de 29/03. Via IHAC digital, estamos também organizando algumas atividades de recepção e acolhimento, nos dias 15/03 e 17/03. Toda essa programação será disponibilizada em breve.

Finalmente, gostaríamos de ressaltar a recomendação de que esta primeira semana de aula ocorra ainda de forma remota, com atividades de recepção e acolhimento. Lembramos, também, que algumas turmas de calouros/as (2022.1) ainda não foram preenchidas. Solicitamos às/aos docentes atenção às recomendações já enviadas pela coordenação acadêmica do IHAC. Em relação à situação vacinal de suas turmas, os/as docentes podem consultar em: vacina.ufba.br (https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/docente-consulte-situacao-vacinal-de-suas-turmas-no-site-vacinaufbabr)

No mais, acreditamos que este será um momento de aprendizado para todos/as/es nós. Certamente, juntos/as/es, poderemos viabilizar este retorno de forma mais segura e cuidadosa com toda a comunidade, fortalecendo nossos laços, mantendo vivo o espírito dessa universidade – laica, pública e democrática – e contribuindo para a produção de conhecimento e inovação em áreas diversas.   

Bem-vindos/as/es! 

Viva o IHAC! Viva a UFBA!

Salvador, 07/03/2022

Luís Augusto Vasconcelos da Silva
Diretor do IHAC