Conexões apresenta projetos em andamento no IHAC sobre o tema Arte&Tecnologia

Conexões apresenta projetos em andamento no IHAC sobre o tema Arte&Tecnologia

Na próxima quinta-feira (9), às 16h, acontece mais um encontro do Conexões, um programa de articulação e compartilhamento de experiências de pesquisa e extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos (IHAC). A transmissão será ao vivo no IHAC DIGITAL.

O programa desta semana apresentará projetos em andamento no IHAC que dialogam com o tema “Arte&Tecnologia e suas relações com o mundo”. Os(As) convidados(as) serão Paola Barreto e Lucas Brasil apresentando o projeto “Tecnologias Impossíveis” e Cristiano Figueiró apresentando o projeto “Música Móvel – Criação sonora para a web”. A mediação do encontro será feita por Caroline Fantinel, que integra a equipe do NEXT/IHAC.

Saiba mais sobre os projetos e convidados(as) desta semana:

TECNOLOGIAS IMPOSSÍVEIS
A proposta dessa pesquisa é traçar um percurso onde a arte pode ser entendida como modo de invenção tecnológica: aparatos e processos. Nesse percurso desenhamos uma espécie de variantologia da(s) história(s) da tecnologia, apresentando, além de uma estética, uma ética, que busca reparar lacunas e faz emergir contextos para novas imaginações políticas. Desenvolvemos assim um argumento crítico, situando a arte como campo estratégico para criação de imaginários e relações entre humanidade, tecnologia e natureza.
~ Paola Barreto (a.k.a. paoleb ou Dr Fantasma, Rio de Janeiro, 1971) é artista e pesquisadora e desde 2017 Professora de Artes, Estéticas e Materialidades no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos na UFBA. Graduada em Cinema (UFF) e Mestre em Tecnologia e Estéticas (PPGCOM/ UFRJ), é Doutora em Poéticas Interdisciplinares (PPGAV/ UFRJ).  Sua produção prática e teórica envolve processos de autoria coletiva e desdobra-se entre filmes, instalações e performances, explorando através da materialidade dos suportes as relações entre corpo, território e imagem.
~ Lucas Brasil é artista-pesquisador, graduado em Psicologia pela Faculdade Social da Bahia, graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista Sankofa 2018-2019, quando desenvolveu o projeto de pesquisa “Ilê Inã: entre a luz a vela e a luz do projetor” e atualmente é bolsista PIBIC com o projeto “Tecnologias Impossíveis”.

MÚSICA MÓVEL – CRIAÇÃO SONORA PARA A WEB
Nesse projeto está sendo desenvolvida a pesquisa de uma plataforma web para criação e remixagem sonora online. O projeto tem como objetivo compartilhar a plataforma com a comunidade de músicos e produtores oferecendo uma ferramenta aberta para criação colaborativa e compartilhamento de música em diferentes formatos. Nessa comunicação vamos apresentar o histórico da pesquisa e a situação atual com a demonstração de alguns experimentos.
~ Cristiano Figueiró é músico, professor e pesquisa interfaces entre composição e tecnologias interativas com software livre. Desenvolve trabalhos de criação sonora em parcerias abordando diferentes gêneros e técnicas no processo criativo. Atua como professor na UFBA nos bacharelados interdisciplinares com ensino e pesquisa nas intersecções entre desenvolvimento de tecnologias livres e produção de arte sonora.
~ Também estarão presentes, acompanhando o professor Cristiano, os estudantes bolsistas Leonardo de Almeida Oliveira (estudante de música – composição) e Leticia Mayni (estudante BI Artes)

SOBRE O CONEXÕES
O Conexões é um programa de articulação e compartilhamento de experiências de Pesquisa e Extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
O projeto faz parte de um conjunto de ações que o Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT) vem desenvolvendo no apoio à realização e promoção das atividades institucionais e de pesquisa e extensão desta unidade.
O Conexões é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, através do IHAC Digital. Cada programa conta com dois projetos convidados. Pretende-se, com isso, promover articulações entre diferentes experiências que tenham temáticas similares, e que podem ser oriundas, inclusive, de áreas distintas – o que torna ainda mais complexa e rica a experiência de interdisciplinaridade que rege o projeto pedagógico do IHAC.

INSCRIÇÕES
Haverá emissão de certificados para o público que acompanhar o evento. A certificação será feita através de inscrições via lista de presença durante a transmissão da atividade.

PRODUÇÃO
O Conexões é produzido pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT), que conta com uma equipe formada por técnicos e estudantes do Instituto. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), por meio do Programa de Apoio à Extensão de Servidores Técnico-Administrativos (PAEXTec), e da EDUFBA.

RESUMO
Evento: Programa Conexões – Arte&Tecnologia e suas relações com o mundo
Data: 09/09/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h às 17h30
Transmissão: www.ihacdigital.ufba.br
Informações: www.instagram.com/conexoesihac