Programa Conexões apresenta projetos em andamento no IHAC sobre o tema “Saberes e práticas juvenis”

Programa Conexões apresenta projetos em andamento no IHAC sobre o tema “Saberes e práticas juvenis”

Na quinta-feira (30), às 16h, acontece mais um encontro do Conexões, um programa de articulação e compartilhamento de experiências de pesquisa e extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos (IHAC). A transmissão será ao vivo no IHAC DIGITAL.

O último programa do mês de setembro apresentará projetos em andamento no IHAC que dialogam com o tema Saberes e práticas juvenis”. Os(As) convidados(as) serão Adriana Pimentel apresentando o projeto “Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária” e Carlos Bonfim, Bruna Hercog, Verena Vieira e Natureza Acácio França apresentando o projeto “Rede ao Redor”. A mediação do encontro será feita por Caroline Fantinel, que integra a equipe do NEXT/IHAC.

Saiba mais sobre os projetos e convidados(as) desta semana:

REDE AO REDOR
Projeto que une ensino, pesquisa e extensão. A partir dele, está em desenvolvimento, desde 2016, um mapeamento de iniciativas juvenis em arte e comunicação nas periferias de Salvador. A meta é que seja disponibilizada, em breve, uma plataforma digital contendo o mapeamento e diversas outras informações relacionadas às ofensivas culturais emancipadoras que estão há tempos se tecendo nas periferias da cidade. Como parte das atividades do grupo, em novembro acontecerá a defesa da tese de Bruna Hercog, coordenadora do projeto junto com o professor Carlos Bonfim – o título da tese é “Rumo a uma epistemologia das quebradas? – ativismos juvenis em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle del Cauca, Colômbia)”. O grupo vem ampliando também as interlocuções sobre estes temas com coletivos de outros estados e países.
Conheça mais sobre o projeto aqui e aqui. E aqui o vídeo-síntese do festival realizado em 2017.

~ Bruna Hercog: baiana de salvador, ativista cultural, jornalista e pesquisadora. É mestra e doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Poscultura/UFBA. Desenvolve atualmente a pesquisa “Rumo a uma epistemologia das quebradas?: ativismos juvenis em Salvador (Bahia, Brasil) e Cali (Valle Del Cauca, Colômbia)”. Suas atividades estão voltadas para as áreas de juventude, cultura, educação, arte, participação comunitária e educomunicação. Está à frente da Assovio Comunicação Criativa e integra os coletivos Rede ao Redor e Intervozes-coletivo brasil de comunicação.
~ Verena Viera: integrante do Rede ao Redor, estudante de pedagogia pela UFBA e atua também como pesquisadora júnior na tese de Bruna Hercog.
~ Natureza Acácio França: natural de Cachoeira, mora em Tubarão, subúrbio ferroviário de Salvador. Bacharela em artes, mestra em dança e estudante de pedagogia, é mãe, multi-artista, arte-educadora, educadora popular, sambadeira, mediadora, produtora e gestora cultural, pesquisadora e brincante. Aprendiz nas rodas da vida, acredita na potência dos encontros e da escrita da própria história.
~ Carlos Bonfim: pai do Pedro, educador e mediador cultural. É professor do IHAC e coordena, com Bruna Hercog, o Rede ao Redor. Acredita em vagalumes (e em sua potência).

ITINERÂNCIAS UNIVERSITÁRIAS: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS E EXTRATIVISTAS NA VIDA UNIVERSITÁRIA
Pesquisa que objetiva conhecer os diferentes percursos e práticas que estudantes oriundos de comunidades tradicionais e extrativistas desenvolvem quando ingressam na Universidade Federal da Bahia. Esta proposta vincula-se a outra pesquisa em andamento intitulada “Juventudes e sustentabilidade na Reserva Extrativista do Iguape”, Edital Rede de Apoio às Baías da Bahia (Fapesb), a qual realiza investigação e intervenção junto aos jovens moradores de duas comunidades extrativistas da Baía do Iguape. A experiência de ensino, pesquisa e extensão nos Bacharelados Interdisciplinares tem possibilitado reflexões sobre os diferentes modos de viver e construir a formação na universidade atualmente, em particular para estudantes provenientes de realidades distintas, tais como os de comunidades tradicionais. É crescente o número de pessoas de baixa renda, afrodescendentes e indígenas, oriundos de comunidades tradicionais que tem adentrado o mundo universitário nos últimos anos e isto requer um estudo que favoreça conhecer como ocorre o diálogo entre esses diferentes saberes e práticas. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, busca acompanhar as trajetórias desses estudantes, particularmente suas práticas cotidianas – de sociabilidade, de ensino, entre outras, através da observação das práticas universitárias e de entrevistas narrativas com os jovens interlocutores da pesquisa. Espera-se, com o estudo, conhecer a realidade dos estudantes provenientes dessas comunidades e compreender diferentes formas de estar e de fazer universidade no momento atual de mudanças pelo qual passa a Instituição em questão, a partir das políticas sociais que tem contribuído para mudanças significativas no ensino superior.

~ Adriana Miranda Pimentel: Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos. Doutora em Saúde Coletiva com ênfase em Ciências Sociais em Saúde pelo ISC/UFBA. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGREAB/ICS) e Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade – PPGEISU/IHAC. Dedica-se aos estudos sobre juventudes e práticas cotidianas em diferentes contextos sociais, bem como sobre formação de estudantes no ensino superior.

SOBRE O CONEXÕES
O Conexões é um programa de articulação e compartilhamento de experiências de Pesquisa e Extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
O projeto faz parte de um conjunto de ações que o Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT) vem desenvolvendo no apoio à realização e promoção das atividades institucionais e de pesquisa e extensão desta unidade.
O Conexões é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, através do IHAC Digital. Cada programa conta com dois projetos convidados. Pretende-se, com isso, promover articulações entre diferentes experiências que tenham temáticas similares, e que podem ser oriundas, inclusive, de áreas distintas – o que torna ainda mais complexa e rica a experiência de interdisciplinaridade que rege o projeto pedagógico do IHAC.

INSCRIÇÕES
Haverá emissão de certificados para o público que acompanhar o evento. A certificação será feita através de inscrições via lista de presença durante a transmissão da atividade.

PRODUÇÃO
O Conexões é produzido pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT), que conta com uma equipe formada por técnicos e estudantes do Instituto. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), por meio do Programa de Apoio à Extensão de Servidores Técnico-Administrativos (PAEXTec), e da EDUFBA.

RESUMO
Evento: Programa Conexões – Saberes e práticas juvenis
Data: 30/09/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h às 17h30
Transmissão: www.ihacdigital.ufba.br
Informações: www.instagram.com/conexoesihac