“Formação em saúde: outros olhares” é o tema do Conexões que vai ao ar na próxima quinta-feira (18)

“Formação em saúde: outros olhares” é o tema do Conexões que vai ao ar na próxima quinta-feira (18)

Nesta quinta-feira, dia 18, às 16h, acontece mais um encontro do Conexões, um programa de articulação e compartilhamento de experiências de pesquisa e extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos (IHAC). A transmissão será ao vivo no IHAC DIGITAL.

Este programa debaterá o tema “Formação em saúde: outros olhares” a partir do projeto de pesquisa “Epistemologias do encontro na formação em Saúde“, coordenado pela professora Maria Beatriz Barreto do Carmo; e do projeto de extensão Saberes tradicionais e populares de cura e cuidado“, coordenado pelas professoras do IHAC Bianca Rückert e Maria Beatriz Barreto do Carmo. Além das coordenadoras, Claudeane Bispo, liderança quilombola que participou deste projeto, também estará presente. A mediação do encontro será feita por Caroline Fantinel, que integra a equipe do NEXT/IHAC.

Saiba mais sobre o projeto e as convidadas desta semana:

Epistemologias do encontro na formação em Saúde
O projeto visa à pesquisa sistemática de novos referenciais epistemológicos que deem suporte aos saberes e práticas acerca do processo saúde-doença-cuidado. A partir de um olhar crítico sobre a centralidade da dicotomia mente-corpo e sua tradução em práticas instrumentais, fragmentadas e mecanizadas, típicas do modelo biomédico hegemônico, objetiva-se construir novos referenciais compreensivos da saúde, ancorados tanto na pluralidade de saberes interna bem como externa à ciência, dando suporte à emergência do encontro no contexto de referenciais pedagógicos e metodológicos para a formação e cuidado em saúde. Denominamos de epistemologias do encontro o conjunto de referenciais que possam subsidiar o desenvolvimento de práticas mais efetivas e afetivas, sintonizadas com a concepção de sujeito integral, singular e não fragmentado – as tecnologias do encontro – bem como para a formação de futuros profissionais de saúde com sensibilidade ampliada. O projeto de pesquisa se desdobra em três eixos centrais, a saber: Eixo 1: Epistemologias, racionalidades médicas e o processo saúde-doença-cuidado; Eixo 2: Emoções, subjetividade e o processo saúde-doença-cuidado; Eixo 3: Formação de profissionais da saúde para o encontro: referenciais epistemológicos, metodológicos, éticos e estéticos.

Saberes tradicionais e populares de cura e cuidado
O projeto de extensão “Saberes tradicionais e populares de cura e cuidado”, coordenado pelas Professoras Bianca Rückert e Maria Beatriz Barreto do Carmo (IHAC/UFBA) , em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3, contou com e apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e envolveu mulheres lideranças de comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas, pescadoras, geraizeiras) e agricultoras familiares no estado da Bahia e Sergipe. Referenciando-se na  educação popular, nos estudos decoloniais e no conjunto de intervenções teórico-metodológicas denominadas epistemologias do Sul, foram realizados  encontros online para vivência e socialização de saberes populares e tradicionais de cura e cuidado. Como forma de sistematização da experiência, será produzida uma cartilha com os principais eixos temáticos trabalhados nos encontros.

Bianca Rückert
Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos. Vice-Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (noturno). Atua em projetos de pesquisa e extensão sobre práticas de cura e cuidado de populações do campo.

Maria Beatriz Barreto do Carmo
Professora adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPG-EISU/UFBA). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Claudeane Bispo
Liderança do Território Quilombola de Brejão dos Negros, município de Brejo Grande (região do Baixo São Fracisco), no Sergipe. Integrante do Grupo Dandaras, de turismo de base comunitária.

SOBRE O CONEXÕES
O Conexões é um programa de articulação e compartilhamento de experiências de Pesquisa e Extensão do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).
O projeto faz parte de um conjunto de ações que o Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT) vem desenvolvendo no apoio à realização e promoção das atividades institucionais e de pesquisa e extensão desta unidade.
O Conexões é transmitido através do IHAC Digital. Cada programa conta com dois projetos convidados. Pretende-se, com isso, promover articulações entre diferentes experiências que tenham temáticas similares, e que podem ser oriundas, inclusive, de áreas distintas – o que torna ainda mais complexa e rica a experiência de interdisciplinaridade que rege o projeto pedagógico do IHAC.

INSCRIÇÕES
Haverá emissão de certificados para o público que acompanhar o evento. A certificação será feita através de inscrições via lista de presença durante a transmissão da atividade.

PRODUÇÃO
O Conexões é produzido pelo Núcleo de Extensão, Comunicação e Cultura do IHAC (NEXT), que conta com uma equipe formada por técnicos e estudantes do Instituto. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEXT), por meio do Programa de Apoio à Extensão de Servidores Técnico-Administrativos (PAEXTec), e da EDUFBA.

RESUMO
Evento: Programa Conexões – Formação em Saúde: outros olhares
Data: 18/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h às 17h30
Transmissão: www.ihacdigital.ufba.br
Informações: www.instagram.com/conexoesihac