Observatório da Vida Estudantil apresenta o livro “Compreensões e trilhas teórico-metodológicas” no 46º Festival da EDUFBA

Observatório da Vida Estudantil apresenta o livro “Compreensões e trilhas teórico-metodológicas” no 46º Festival da EDUFBA

Na celebração dos 30 anos da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), que ocorreu no dia 05 de setembro, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes, no Canela, o Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE) lançou o seu 7º livro “Compreensões e trilhas teórico-metodológicas”.  O lançamento aconteceu durante o 46º Festival de Livros e Autores da UFBA e contou com a presença de Gina Gonçalves – Reitora da UFRB e docente do PPGEISU-IHAC/UFBA, e Maria Eunice Borja, bolsista PNPD-CAPES e uma das organizadoras da obra.

“Desta vez escolhemos a via teórica, trazendo de forma mais evidente a teoria e os métodos que adotamos. Nele participam antigos colaboradores e novos pesquisadores que iniciam sua caminhada acadêmica. O livro reúne 31 autores, entre pesquisadores e docentes universitários, estudantes de pós-graduação e de graduação, bolsistas de pós-doutorado e iniciação científica da UFBA e de mais 12 instituições públicas de ensino nacionais e estrangeiras. Organizado no difícil período da vida brasileira, entre 2021 e 2022, exigiu de todos (as) muito esforço e concentração para chegarmos ao final e termos um novo resultado para apresentar aos que elegem a vida de estudantes universitários como foco de estudo e pesquisa”, destacam as autoras.  

A organização do livro contou, ainda, com a participação de Sônia Sampaio, professora titular da UFBA, docente permanente do PPGEISU e coordenadora do OVE. “O  OVE é um grupo de pesquisa interinstitucional onde participam professores e estudantes de duas universidades baianas: a UFBA e a UFRB. Nele, investigamos a diversidade de trajetórias juvenis e estudantis presentes no contexto destas universidades, analisando as possibilidades que se abrem aos jovens a partir de seu ingresso na vida universitária, os desafios que encontram para sua permanência e conclusão de seus estudos com sucesso. Interessa-se igualmente em estabelecer e reforçar laços entre a educação superior e a educação básica contribuindo para que estudantes concluintes do ensino médio deem prosseguimento aos seus estudos em universidades públicas, para tanto, contamos com o apoio e parceria incondicional da EDUFBA, de modo que fazer parte dessa comemoração é motivo de grande alegria todo o OVE”, reforça Sampaio.

A EDUFBA completa três décadas em setembro deste ano. Para comemorar essa data especial, promove a Exposição 30 anos Edufba, de 4 a 20 de setembro, das 9h às 17h, na Galeria Cañizares – Escola de Belas Artes da UFBA (campus Canela, Salvador/BA). Além das instalações sobre a história da EDUFBA, o evento conta com roda de conversa sobre o mercado editorial, exibição de curta-metragem e conversa com a direção da editora, bate-papo com profissionais do livro, performance e uma feira de livros, arte e design. A comemoração também contará com o 46º Festival de Livros e Autores da UFBA, com participação das(os) autoras(es) e organizadoras(es). Os 12 livros a serem lançados estarão com 30% de desconto para compras feitas presencialmente no evento ou no WhatsApp (71) 99732-6726, e-mail coedufba@ufba.br e Amazon. Haverá sessão de autógrafos com os(as) autores(as) e organizadores(as) das obras.