QUADRIÊNIO 2021-2024

Compreende estudos sobre políticas públicas e movimentos sociais ligados à educação superior, internacionalização, interiorização, acesso aberto, ações afirmativas, ampliação do acesso e permanência de segmentos excluídos e valorização das culturas trazidas para a Universidade por esses segmentos. Abrange estudos sobre a governança universitária, envolvendo planejamento, gestão e avaliação. Engloba trabalhos sobre cultura, memória universitária, bases históricas e conceituais sobre a educação superior, modelos de universidade, saberes e práticas universitárias (humanísticas, científicas e artísticas), o diálogo com saberes e práticas não-hegemônicas e a interlocução com o sistema educacional brasileiro.

Compreende pesquisas sobre modelos e experiências de formação acadêmica, envolvendo aspectos étnico-raciais e de gênero, diversas modalidades de cursos, atividades de ensino, pesquisa e extensão. Inclui pesquisas sobre currículos, práticas pedagógicas, aprendizagem, tecnologias educacionais e avaliação acadêmica. Engloba trabalhos sobre as motivações da formação, as ações e trajetórias acadêmicas, incluindo a mobilidade acadêmica nacional e internacional de discentes e docentes. Acolhe estudos sobre os modos de vida em suas dimensões biopsicossociais e ambientais, representações e práticas de saúde, doença e cuidado, situação de saúde e programas de promoção à saúde de estudantes, docentes e outros servidores universitários.

ATÉ 2020

Compreende estudos sobre políticas públicas para a educação superior, seu processo de elaboração, planejamento estratégico, gestão e avaliação. Aborda a história, avaliação e impactos dos resultados da ampliação do acesso e garantia de permanência a segmentos excluídos (mulheres, trabalhadores, indígenas, afrodescendentes, travestis e transexuais), aspectos da convivência e valorização das novas culturas trazidas para a Universidade por esses segmentos e características de sua socialização e aprendizado. Avalia a natureza das ações extensionistas empreendidas, o compromisso da Universidade com a melhoria da qualificação profissional e condições de trabalho e vida dos docentes e alunos da educação superior e básica e amplia pontos de articulação entre esses sistemas de ensino. Aborda os impactos da regionalização da educação superior no desenvolvimento econômico, avalia a produção científica e tecnológica nos cursos de graduação e pós-graduação, investiga como esta produção é selecionada, organizada e compartilhada e sua inter-relação com o desenvolvimento tecnológico e a difusão do conhecimento. Ocupa-se das transformações da educação e pesquisa universitárias na era digital, do desenvolvimento de políticas de gestão, preservação e acesso à informação científica e tecnológica e da inovação em instituições de conhecimento articuladas aos diferentes setores da economia.

Aborda estudos voltados para a descrição dos modos de vida adotados pela comunidade universitária e suas dimensões ambientais e psicossociais, articulados à compreensão da qualidade de vida que deles resultam. Explora aspectos da cultura e subjetividade, no interior da vida universitária, de diferentes grupos de jovens e adultos: docentes, gestores, estudantes e pessoal técnico-administrativo. Os estudos sobre qualidade de vida incluem aspectos ecológicos relacionados à qualidade do meio ambiente dos campi, de sustentabilidade da ocupação humana dos espaços, lugares e ambientes universitários. Abrangem trabalhos reunidos sobre os conceitos e as práticas de saúde, doença e cuidado que operam no mundo universitário, incorporando planejamento, execução e avaliação de estudos sobre a situação da saúde, nutrição, moradia e políticas de promoção da saúde específicas para o ambiente universitário, com foco em grupos específicos considerando questões de gênero, orientação sexual, renda e ethos.

Engloba estudos que priorizam aspectos relativos à governança universitária, envolvendo pessoal, financiamento e custos, planejamento, administração, avaliação, tecnologias de apoio e planificação de campi sustentáveis. Inclui estudos que sistematizam práticas bem sucedidas de inovação na formação universitária, aspectos relativos à legislação específica para a educação superior, pesquisa comparada nessa área e geração de conhecimento especialmente no ensino de graduação. Alguns outros focos dessa linha são: vida universitária; relação entre Estado e Universidade; mecanismos de apoio para a educação superior; transparência e relacionamento com a sociedade civil; acreditação e sistemas de avaliação de qualidade; economia da educação superior; reforma, reestruturação, diversificação e permeabilidade do sistema de educação superior brasileiro; desenvolvimento inovadores de currículos de cursos; estratégias para a formação e melhoria do desempenho docente na educação superior; inovação no âmbito das epistemo-metodologias, práticas pedagógicas e avaliação acadêmica; tendências e transformações na educação universitária no mundo; formulação de conceitos e estratégias para o desenvolvimento da educação universitária; validação e reconhecimento de conhecimentos acadêmicos e extra-acadêmicos; mobilidade acadêmica e internacionalização na formação universitária; ações de ensino, extensão e pesquisa universitária.

Concentra estudos que contemplem a apresentação, sistematização e crítica das grandes linhas de elaboração teórico-conceituais sobre educação superior e sua ancoragem filosófica e histórica, no Brasil e no mundo. Inclui a aproximação de epistemologias condizentes com a relevância social da formação universitária e o debate relativo à sua autonomia e percurso de desenvolvimento da educação superior. Abrange a emergência da atividade de pesquisa relacionada ao ensino e modelos de universidades contemporâneas. Contempla o exame da relação entre Universidade e cultura no mundo, no Brasil e na Bahia em seus aspectos humanísticos, científicos e artísticos, destacando políticas e movimentos culturais na/da Universidade e desafios enfrentados pela instituição nesse campo. Inclui estudos sobre teoria do conhecimento e das ciências da cultura e da sociedade e os processos de construção do conhecimento e de criação na Universidade; internacionalização e globalização da educação superior; transformações da educação universitária na sociedade do conhecimento; saberes universitários e saberes não-hegemônicos; interfaces Universidade e diversidade cultural; Universidade e formação cultural; políticas culturais para as Universidades; Universidade e movimentos culturais de diferentes segmentos sociais.

PROJETOS DE PESQUISA

PROJETOS DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA CORRESPONDENTE
Contribuição da assistência estudantil para a afiliação de alunos na Educação Superior em contextos de interiorização e internacionalização: o caso do recôncavo da Bahia Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Historias e Estórias do Ensino Superior no Recôncavo Cultura e Bases Históricas e Conceituais da Universidade
A Imagem da Universidade Federal da Bahia através da imprensa 1946-2015 Gestão, Formação e Universidade
Ação Comunidade – Acesso de Jovens de comunidades negras rurais no ensino superior Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Acesso, Permanência e Pós-Permanência na UFRB Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Ações interdisciplinares para promoção da saúde e qualidade de vida dos moradores de rua atendidos pelo projeto Levanta-te e Anda Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Análise da política de formação de pessoal de saúde no Brasil (2003 – 2017) Gestão, Formação e Universidade
As licenciaturas na UFBA: experiências dos estudantes do noturno no ensino, pesquisa e extensão Gestão, Formação e Universidade
As políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior: continuidade acadêmica e mundo do trabalho Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Atividade Curricular em Comunidade Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Avaliação, planejamento e gestão Universitária Gestão, Formação e Universidade
Concepções e práticas pessoais e profissionais ligadas a processos de saúde e doença Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Cultura do aprendizado: Biografia, auto-formação, produção literária, pensamentos acadêmico, holístico e esotérico de Pedro Antônio da Costa (Loester) Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Cultura, Educação e Relações étnico-raciais Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Democratização do acesso e justiça cognitiva na educação superior. A contribuição dos estudos pós-coloniais portugueses para a avaliação das ações afirmativas brasileiras. Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Formação universitária e interdisciplinaridade Gestão, Formação e Universidade
Grupo Gestor da política do Repositório Institucional-GRIO Gestão, Formação e Universidade
Ingresso e permanência de estudantes pretos e pardos no ensino superior: avanços e desafios em perspectiva comparada Brasil-EUA Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Inovações curriculares e modelos pedagógicos como indutores de Competência Tecnológica Crítica (CTC) e Qualidade no Cuidado em Saúde (QCS) na Educação Médica Gestão, Formação e Universidade
Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Modos e Significados da Permanência entre Estudantes Bolsistas do Programa PPQ-UFRB Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
O eixo ético humanístico para a formação médica na Universidade Federal da Bahia Gestão, Formação e Universidade
Perfil e Trajetórias Acadêmicas de Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA Cultura e Bases Históricas e Conceituais da Universidade
Permanecer SUS: análise dos efeitos de sua implantação na perspectiva dos trabalhadores da saúde, usuários e acadêmicos Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Permanência Qualificada-PPQ: Autobiografias, Currículo e Formação: permanência e pós-permanência de estudantes universitários de origem popular Gestão, Formação e Universidade
Projeto Sankofa: Formação para Acesso a Pós Graduação Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade
Promoção da Saúde e Qualidade de Vida Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Repositório Institucional: uma política de acesso aberto para a UFBA Gestão, Formação e Universidade
Secularização das Ciências: demarcação, naturalismo e boundary work Cultura e Bases Históricas e Conceituais da Universidade
Subjetividade: estrutura, funcionamento e expressões Qualidade de Vida e Promoção da Saúde na Universidade
Tecnologias, linguagens e cultura: diálogos interdisciplinares em fluxos e tensionamentos Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional e Universidade