Sessão pública da Congregação e solenidade de posse da nova diretoria do Instituto marcam a EXPO IHAC 2021

Sessão pública da Congregação e solenidade de posse da nova diretoria do Instituto marcam a EXPO IHAC 2021

A EXPO IHAC 2021 foi marcada por momentos que vão ficar na memória de todos que acompanharam o evento nos seus cinco dias de atividade, porém, há dois desses que tomam um destaque especial e que ficarão registrados não somente na história do evento, mas também na do próprio Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).

Estamos falando da inovadora sessão pública da Congregação do Instituto, realizada no dia três de agosto de 2021 e que pontuou o fechamento do ciclo de oito anos (de 2013 a 2021) da gestão do professor Messias Bandeira à frente da diretoria do IHAC; e também da solenidade de posse da nova diretoria do IHAC, composta pelo professor Luís Augusto Vasconcelos como diretor e pelo professor Milton Júlio de Carvalho como vice-diretor. Ambos os eventos foram transmitidos ao vivo na plataforma IHAC Digital e no canal do IHAC no YouTube para todo o público da EXPO IHAC.

A sessão pública da Congregação do IHAC, que aconteceu no dia 3 de agosto, teve como principal ponto de pauta a apresentação de um panorama geral da condução de Messias à frente da direção do Instituto ao longo de seus dois mandatos. Além dos muitos espectadores que acompanharam a sessão pelo IHAC Digital e pelo YouTube, o encontro contou também com uma expressiva participação da comunidade, registrada a presença de 63 pessoas na sala virtual de reunião e um quórum de 44 membros do colegiado, entre docentes, estudantes e técnicos.

Ainda no início de sua apresentação, o professor destacou como marca de sua gestão o trabalho coletivo ao longo dos oito anos à frente do IHAC: “este pequeno recorte que apresento hoje é mais um trabalho de uma comunidade do que, eu diria, o resultado de uma gestão”, afirmou. Ele que também contou, ao longo deste percurso, com três pessoas que o acompanharam ocupando a vice-diretoria do Instituto: os professores José Sacchetta e Genaro Costa e a professora Marise Berta. Messias passou a conduzir a reunião enfatizando alguns pontos importantes, que marcaram o desenvolvimento do IHAC nos últimos anos.

Houve destaque, por exemplo, a uma contextualização histórica da criação do IHAC na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação entre os anos de 2007 e 2008 e foi o âmbito no qual o projeto dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) também foi gestado e executado na Universidade. Messias citou ainda as dificuldades que a implantação do projeto enfrentou à época e fez um esclarecimento de como essas questões, ainda que amplamente debatidas, têm influência sobre as dinâmicas da gestão e da vida acadêmica no Instituto.

Messias enfatizou também as dimensões sociais e políticas que o IHAC tomou ao longo do tempo, a exemplo de ser o principal vetor de uma ampliação significativa do corpo discente da Universidade através do expressivo número de ingressantes nos BI. Citou o crescimento da diversidade sociocultural entre esses estudantes através de ações afirmativas e de uma formação plural, que valoriza a integração social, a capilaridade da comunidade estudantil entre os diversos cursos da Universidade, melhorando, nesse sentido, a qualidade da formação dos egressos.

Também coube ao então diretor tecer algumas considerações acerca das demandas e desafios que esse crescimento também trouxe à Universidade e, em especial ao IHAC.  Nesse contexto, houve destaque também para o esforço na ampliação do quadro de servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto, além da implementação de inovações pedagógicas, administrativas, normativas, tecnológicas e de transparência.

Messias encerrou a apresentação destacando questões cujas discussões ainda permanecem abertas e projetam desdobramentos para um futuro próximo, como a reformulação dos projetos pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares, a implantação do regime de ciclos na UFBA, a entrega do prédio sede do IHAC e debates sobre novas formas de cursos interdisciplinares.

A realização de reuniões em ambiente virtual, como sabemos, não é novidade diante do contexto da pandemia da COVID-19 que vivemos no Brasil desde o início de 2020, mas mesmo nesta condição de distanciamento físico à qual estamos submetidos, foi impossível para os que acompanharam o encontro não compartilharem da emoção que a despedida proporcionou. Ao encerrar sua apresentação, Messias fez alguns agradecimentos especiais e pontuou também as experiências pessoais que o marcaram ao longo de sua trajetória à frente da diretoria do IHAC. Visivelmente emocionado, reproduziu um pequeno vídeo, que ele próprio editou, com fotos de momentos escolhidos por ele e que, certamente, marcaram de modo afetivo os oito anos de sua gestão. Muitos dos que estavam acompanhando a reunião fizeram também questão de agradecê-lo e parabeniza-lo por seu trabalho à frente da direção do Instituto, tanto por meio da fala como também dos comentários, escritos no ambiente da sala de reunião virtual e também na transmissão por meio da plataforma IHAC Digital.

A sessão teve fim com uma salva de palmas virtual, quando todos que estavam na sala de reunião ligaram seus microfones para dedicar os aplausos àquele momento que ficou registrado também na história do IHAC.

Sessão de posse da nova diretoria marca início de novo ciclo no IHAC

O início de um novo ciclo também marcou a EXPO IHAC 2021, com a posse da nova diretoria do Instituto, que tem agora como diretor o professor Luís Augusto Vasconcelos e como vice-diretor o professor Milton Júlio de Carvalho para a gestão 2021-2025.

A Sessão Solene ocorreu no dia 6 de agosto e também contou com uma audiência expressiva do público, além da presença marcante da comunidade do Instituto. Compuseram a mesa virtual da sessão o magnífico reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles; o vice-reitor da UFBA, professor Paulo Cesar Miguez; o diretor e o vice-diretor eleitos do IHAC, professor Luís Augusto Vasconcelos e professor Milton Júlio de Carvalho; o diretor e a vice-diretora que encerraram o mandato, professor Messias Bandeira e professora Marise Berta.

Feita a composição da mesa, a palavra foi franqueada a cada um de seus integrantes, que aproveitaram a oportunidade para fazer agradecimentos aos presentes na solenidade e tecer alguns breves discurso sobre a ocasião, além de desejar boas-vindas à nova diretoria do IHAC.

Após os agradecimentos feitos pela professora Marise, Messias aproveitou o momento para falar um pouco sobre seus oito anos à frente da diretoria do IHAC, destacando de modo geral, os pontos que nortearam a sua gestão. Usou o espaço também para desejar foça e sorte à nova diretoria do Instituto, colocando-se à disposição da nova gestão.

Depois da leitura do Termo de Posse, o professor Milton Júlio fez uso da palavra para destacar a tarefa da nova gestão de permitir que o Instituto se reinvente, especialmente após os avanços alcançados na gestão do professor Messias, além de tecer agradecimentos à comunidade do IHAC pela confiança.

O professor Luís Augusto fez questão de agradecer, no início de sua fala, ao professor Messias Bandeira por sua dedicação e seu compromisso com o IHAC em seus oito anos de gestão como diretor. Após isso, dedicou agradecimentos aos colegas docentes e técnicos, além dos estudantes, pelo incentivo e apoio para aceitar o desafio de realizar, junto com o professor Milton Júlio, uma nova gestão. Guga – como é conhecido o professor Luís Augusto – destacou a evolução do IHAC desde que chegou ao Instituto, em 2010, enfatizando ser esta comunidade, atualmente, uma comunidade que “fervilha em atividades de pesquisa, ensino e extensão”. O diretor empossado citou ainda velhos e novos desafios do IHAC que demandarão do Instituto “diálogo, negociações e trabalho intenso em rede”. Dando protagonismo ao trabalho coletivo e solidário da gestão, Guga encerrou seu discurso de posse reafirmando sua confiança na superação de barreiras para o desenvolvimento do IHAC e na potencialidade do projeto interdisciplinar para o fortalecimento da Universidade e para a construção de outras linguagens, existências e resistências possíveis.

Antes do encerramento da sessão, a ser feito pelo reitor João Carlos Salles, o professor Paulo Miguez, vice-reitor da Universidade e também professor do IHAC, fez uso da palavra para saudar a comunidade presente no evento, em especial, os novos diretor e vice-diretor do Instituto. Miguez citou que ainda há muito que ser feito pelo IHAC e reiterou a disposição da administração central da UFBA em contribuir para o avanço conjunto, compartilhado entre a Universidade e o IHAC. Chamou também a atenção para o momento atual das universidades públicas no Brasil, afirmando que “a defesa da universidade pública neste momento é a melhor forma de nos engajarmos na defesa da vida e da democracia”.

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, passou então ao seu discurso de encerramento da sessão solene, iniciando sua fala ao cumprimentar alguns dos presentes, como o professor Sérgio Farias, ex-diretor do IHAC, e em especial o ex-reitor da UFBA, professor Naomar de Almeida Filho, então reitor quando da fundação do IHAC e dos Bacharelados Interdisciplinares. João Carlos citou os desafios que perpassam a gestão universitária diante dos cortes de recursos das universidades públicas, principalmente no que se refere à disposição de investimentos, mas reforçou a manutenção de unidade na UFBA e da conservação de um espaço público de valores e de respeito às divergências, que cresce e se fortalece com elas. Falou também do significado especial do qual se reveste a renovação da diretoria do IHAC num momento de necessária defesa das políticas públicas em educação no Brasil, ato que significa também um combate ao obscurantismo e uma defesa do conhecimento e da democracia no país. O reitor destacou ainda que a interdisciplinaridade não é um projeto somente do IHAC, mas também da UFBA, que vive justamente dessa confrontação de saberes, como um lugar de excelência em todas as áreas do conhecimento. Ao final, o reitor dirigiu especiais considerações ao professor Luís Augusto e ao professor Milton Júlio e reiterou a união nos desafios e na defesa da universidade pública, em especial da Universidade Federal da Bahia, onde se realizam ciência, cultura e arte.

A sessão foi encerrada com as congratulações e os aplausos dos que estavam presentes na sala virtual da posse. Várias pessoas fizeram questão de ligar as suas câmeras e microfones e registrar seus votos de boas-vindas a Guga e Milton no início deste novo ciclo de gestão no IHAC, que certamente fica marcado na história do Instituto e da própria Universidade.