Seminário internacional debate direitos da população em situação de rua

Seminário internacional debate direitos da população em situação de rua

Foto: Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA)

Sob coordenação da professora Renata Veras (IHAC/UFBA), foi realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro o “Seminário Internacional sobre a População em Situação de Rua: Condições de Vida e Garantia de Direitos”. O evento contou com a parceria do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), do Instituto de Psicologia (IPS/UFBA) e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFBA (PPGENF-UFBA), além da participação de pesquisadores, movimentos sociais e órgãos governamentais.

O objetivo do seminário foi promover o diálogo entre as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil e no Canadá, as pautas dos movimentos sociais em prol de melhores condições de vida das populações em situação de rua e as políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais. O evento enfatizou a importância do diálogo interdisciplinar e interinstitucional para a promoção dos direitos e o bem-estar das populações em situação de vulnerabilidade.

O seminário reuniu cerca de 200 participantes, incluindo representantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua (MNPSR). A programação incluiu quatro mesas-redondas e 39 trabalhos, resultantes de pesquisas e ações desenvolvidas com/para pessoas em situação de rua. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Abram Oudshoorn, da Universidade de Western Ontario (Canadá), que discutiu o tema “Abordagens políticas que estão acabando ou criando a insegurança habitacional e a falta de moradia: lições de todo o mundo”.

Fonte: Seminário discute condições de vida e garantia de direitos para a população em situação de rua | ISC | Instituto de Saúde Coletiva da UFBA