15 anos do IHAC: laboratórios participam da programação comemorativa com apresentação de projetos

15 anos do IHAC: laboratórios participam da programação comemorativa com apresentação de projetos

.

Como parte das comemorações dos 15 anos do IHAC, laboratórios sediados no instituto integrarão a exposição “O IHAC é…” com uma amostra de seus projetos, convidando os participantes a interagirem com as suas criações. Nesta viagem, o real e o virtual se conectam em trajetos criativos e tecnológicos. Os projetos serão expostos no terceiro andar do Bloco A (prédio novo do IHAC) a partir desta quinta-feira (16/11), às 17h30. A visitação segue aberta até o dia 07/12, sempre das 10h às 19h. 

Participam da ação os seguintes grupos: ICON, IHAC LAB-i, Ecoarte e Laboratório  Imaginar Muito Mesmo.

CLIQUE AQUI e fique por dentro da programação completa dos 15 anos do IHAC.

.

Conheça as obras e os projetos de cada grupo/laboratório:

ECOARTE

O grupo apresentará um pouco do que foi produzido para a exposição Imersão Mediterrânea. Conheça o projeto AQUI

.

IHACLAB-I

Título: Tabuleiro de Damas 
Técnica: Tabuleiro feito a partir do projeto de reciclagem de plástico do mestrado do prof. Adriano Puglia. Peças feitas através de Manufatura Aditiva, com impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling)
Envolvidos: Prof. Paulo Gomes, Adriano Puglia, Brenno Andrade, Rafael Souza

Título: Holograma
Técnica: Uso de imagens exibidas em um dispositivo de visualização refletidas em material translúcido
Envolvidos: Prof. Guna Alexander, André Bahiense, Rafael Souza

Título: Mesa Interativa
Técnica: Uso de reconhecimento de imagens para identificação de gestos sobre uma superfície onde é projetada a tela de um computador.
Envolvidos: Prof. Guna Alexander, Brenno Andrade, Rafael Souza

.

ICON

Portal das Memórias
Portal das Memórias é uma instalação interativa imersiva que mergulha os visitantes em um universo único de lembranças e experiências do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos ao longo de seus 15 anos de existência. Esta experiência envolvente transporta o público por meio de um portal digital que conecta passado e presente, enquanto explora narrativas multidisciplinares, cria conexões emocionais e celebra a rica diversidade de histórias que compõem a trajetória do IHAC. Este é um convite para descobrir e compartilhar as memórias que moldaram nossa comunidade e continuar a construir o futuro.
Equipe responsável: Francisco Barretto, Vitor Rizzato, Lucas Adorno, Eduardo Monteiro, Vivian Lago, Laura Marques, Thiago Leal, Kaynan Neves, Caio Cabral, Thiago Moreira, Giovanna Lima
* Obra criada especialmente para os 15 anos do IHAC. Haverá visitação guiada pela equipe do ICON no dia 17/11, 18h às 19h.
** Esta obra ficará disponível apenas até o dia 22/11.

Espada do Futuro
A obra “Espada do Futuro” explora uma fusão entre a ancestralidade africana e o potencial futuro, celebrando a riqueza e a criatividade da afrodiáspora. A escolha da espada de São Jorge, uma planta profundamente arraigada na cultura afro-brasileira, serve como interface simbólica e sensível para o diálogo entre o passado e o porvir. Os sensores de toque estrategicamente incorporados na planta convidam o público a interagir, transformando o simples toque nas folhas da planta em uma experiência multisensorial. Ao interagir, padrões geométricos que são inspirados nas ricas tradições artísticas africanas, ganham vida e são projetados em um túnel, mergulhando os espectadores em uma viagem caleidoscópica. Essa fusão de elementos botânicos e tecnológicos representa a essência do afrofuturismo, explorando a intersecção entre a natureza, a tecnologia e a cultura afro, proporcionando uma visão do futuro impregnada de raízes profundas.
Equipe responsável: Francisco Barretto, Eduardo Monteiro, Thiago Moreira, Vitor Rizzato, Lucas Adorno, Laura Marques, Vivian Lago, Giovanna Lima, Thiago Leal, Breno Paz, Caio Cabral, Kaynan Neves

textoágua
Como move a palavra? Como move a palavra na água? Como dança? Como cai? Percorre, anda, flutua, desvai, evapora… Palavra-água. A proposta coaduna os campos artes visuais, arte digital e literatura, na qual os poemas são compostos por partículas azuis em movimento de repulsão e atração, produzindo imagens, deslocamentos e ritmos relacionados às águas. Os poemas são elaborados na linguagem de programação p5.js, apresenta interação sonora e gestual.
As partículas que compõem a palavra reagem ao som da trilha sonora, sendo esta musical ou a captação de sons dos emitidos por rios afluentes, quedas d’água e riachos, no caso destes primeiros textos, dos rios que percorrem a zona rural da cidade de Santo Amaro/BA, distrito de Pedras. Do código são geradas as imagens – partículas formando uma palavra específica – que apresenta interação sonora e controle via mouse. Neste sentido, a pesquisa incita outros modos de escrever literatura, agregando modos relacionais de composição poética; com o ambiente, com as energias e forças dos elementos que o compõem, além da interação com o próprio elemento água, inaugurado nesta montagem atual.  Ao integrar esta nova interface, se adiciona uma outra camada semiótica na obra, na qual a interação se dá a partir do toque na própria materialidade da água, elemento que a visualidade do poema se propõe a representar. 
Equipe responsável: Rodrigo de Carvalho Oliveira, Laura Marques, Ricardo Freitas, Giovanna Lima

Angel of Light
Imagine um encontro entre a expressão artística e a inovação tecnológica, onde um vestido se transforma em uma manifestação visual de emoção e interação. Apresentamos o projeto “Angel of Light”, um vestido encantador que incorpora LEDs, sensores de proximidade e uma narrativa celestial.
Inspirado na dualidade entre a criação do universo e a expressão artística, este vestido não é apenas uma peça de moda; é uma experiência sensorial. Ao se aproximar, o Angel of Light ilumina-se, simbolizando a alegria da proximidade humana e celebrando a riqueza da diversidade cultural.
Além de sua estética cativante, este projeto desafia a dicotomia entre arte e tecnologia, revelando uma simbiose harmoniosa entre esses dois campos aparentemente distintos. Ao incorporar materiais reciclados e tecnologias como Arduinos, o vestido não apenas conta uma história visual, mas também destaca a importância da sustentabilidade ambiental.
Este não é apenas um vestido; é uma narrativa, uma experiência e um convite para explorar o potencial transformador quando a arte e a tecnologia se entrelaçam. Junte-se a nós nesta jornada onde o Angel of Light celebra a fusão única entre a expressão humana e a tecnologia.
Equipe responsável: Kami Monteiro Santos, Lucas Nunes, Breno Paz, Ricardo Freitas, Thiago Leal, Vitor Rizzato, Lena Nischik

.

Laboratório Imaginar Muito Mesmo

Exibição do filme “Nem National Nem Geographic” 
“Nem National Nem Geographic” (2021), da artista Sheila Ribeiro, é resultado do convite para o  Festival Contemporâneo de São Paulo (2021). Os curadores Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro estavam interessados na questão do  “lugar” na visão de alguns artistas em seus trabalhos – no de Sheila, trânsito e a geosimbólica materializam uma particular noção de lugar, uma constelação ecossistêmica de códigos. A obra “Nem National Nem Geographic” manifestou-se primeiro em audiovisual e em seguida transformou-se também em colagens e mural na exposição individual na galeria PostMastesNY em Roma, em 2022.
A obra traz a noção de lugar a partir e através da intimidade dos traços das coisas, da experiência cotidiana e banal das coisas da casa e do passeio da imagem nos olhos que expandem odores, sons e experiências que criam ou refazem sentidos. Explosão das geografias, das nações, mas sobretudo da visão colonizadora das coisas, dos lugares, das pessoas. E para isso, é acionada a dimensão do documentário tradicional.
Ficha Técnica:
concepção e direção – Sheila Ribeiro
montagem audiovisual – Rogério Ortiz
colagista – Elaine Soares/Glitter Preto colagens
trilha – Guillaume Van-Roberge, Rogério Rochlitz, João Meirelles & Felipe Julian
fotografias – CHAMANDO ELA (João Meirelles/Sheila Ribeiro/Tiago Lima), Lucas Laender, Mica Toméo e Rogério Ortiz
cinegrafista das colagens – Midiã Alves
assistente de filmagem/colagens – Rayone Borges
moda – Belén Díaz, Décio Tozzi e Ze Ancelmo
assistente de produção – Bruna Soares
produção – Gabriel Pedreiraagradecimentos – André Martins, Bel Ribeiro, Claudia Attimonelli, Edgard Scandurra, Elisa Ohtake, Fábio Osório Monteiro, Filipe Sena, Giusi X, Helena Katz, Iago Soares, Lupita Soares, Majô Bezerra, Massimo Canevacci, Mira Brock, Padma Viswanathan, Rabih El Chammay & Nour Kik & Kenzo, Rafael Smith, Rogério Salatini, Silvia Tape, Tiago Lima, Tomas Fischer, Vincenzo Susca, Faustin Linyekula.