Exposição “O IHAC é…” inaugura nesta quinta-feira (16) como culminância das comemorações pelos 15 anos do instituto

Exposição “O IHAC é…” inaugura nesta quinta-feira (16) como culminância das comemorações pelos 15 anos do instituto

.

“O IHAC é…” é uma exposição artística que celebra os 15 anos do IHAC a partir de obras de artistas da UFBA criadas especialmente para esta ocasião e desenvolvidas a partir de cartas enviadas pela comunidade ao IHAC. Além disso, laboratórios do instituto exibirão uma amostra de seus projetos. Ainda como parte da exposição, pôsteres apresentarão grupos e projetos de extensão permanente ativos no instituto. A abertura da exposição acontece na próxima quinta-feira (16/11), a partir das 17h30. A visitação segue aberta até o dia 07/12, sempre das 10h às 19h.

O projeto da exposição tem coordenação da produtora cultural Ana Sampaio (IHAC), que também assume a curadoria. Confira abaixo texto de sua autoria sobre a exposição.

Narrativas em Travessia

“Toda escuta do que se é é travessia, caminhada”
Manuel Antônio de Castro

A Exposição “O IHAC é…” nos convida para uma travessia em narrativas, memórias e criações que traduzem parte do que é e representa o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, uma das mais novas e já maiores unidades de ensino da UFBA.

Apesar de jovem debutante, o IHAC não é nem de longe um estreante e já nasce “travesso”, quebrando paradigmas, com uma proposta de vanguarda, ousada e disruptiva, contribuindo para tornar a UFBA uma universidade mais diversa e inclusiva.

Nesta Exposição – que é dividida em quatro espaços de visitação – “atravessamos” os 15 anos do IHAC propondo uma caminhada, que não é temporal-linear, nem tampouco pretende esgotar toda a sua complexidade e pluralidade.  E sim uma chamada para passos circulares, dançantes, onde o passado, o presente e o desejo do porvir são forjados  por cruzamentos de experiências, produções e desafios que estão presentes na história e no cotidiano do Instituto e de pessoas que o constituem ou que por aqui já passaram.

Desejamos que essa viagem atravesse seus sentidos, provoque conexões e te aproxime ainda mais do IHAC. 

Vida longa ao Instituto! E que esse sonho coletivo e potente se fortaleça e seja cada vez mais presente e possível!

.

Conheça os espaços expositivos:

“MEMÓRIAS REINVENTADAS”
Local:
Sala de arte do IHAC | Térreo do Bloco A
Este espaço é dedicado às obras que foram criadas por artistas vinculados à UFBA, tendo como base Cartas escritas ao IHAC. Cada artista escolheu uma carta, um destino inicial de navegação, e a partir daí traçou a sua própria rota a ser percorrida. 

O que será exposto aqui: obras de artes de diferentes modalidades e tipos – pintura, escultura, instalação, fotos, artes digitais etc. Cada artista escolheu uma carta para criar a sua obra.

Artistas participantes: 

AIANNE
Bruna Tupiniquim 
Carolina Topázio 
Eliade Tavares 
Erivaldo Santos  
Gabriela Sousa
Gustavo Araújo  
Júlia Zogbi  

Letícia dos Santos DADIV
Mau Menezes
Nix Santos 
Silvio Mendes   
Anne Menezes 
Tati Sampaio 
Maria Eduarda Chaves e Thaynara Seixas
Wagner Pyter

“TRAJETÓRIAS, CRUZAMENTOS e PLURALIDADES ou [assim como você, ainda estou em construção…]”
Local:
Recepção do Bloco B

Neste espaço apresentamos as palavras-chaves e outras obras que foram produzidas por pessoas ligadas de alguma forma ao Instituto. Juntas, formam um mosaico de histórias e olhares que se atravessam e tecem parte do que é o IHAC.

Abrimos espaço, também, para o registro de outras narrativas, um convite para que cada visitante escreva sobre a sua caminhada no IHAC, como enxerga o Instituto ou outras percepções e sentidos que venham a surgir após a visita à Exposição.

.

Andar 3.0 – “O NOVO JÁ CHEGOU”
Local:
3º andar do Bloco A (prédio novo do IHAC)
Espaços de pesquisa, inovação e arte do IHAC trazem uma pequena amostra de seus projetos e nos convidam a interagir com suas criações. Nesta viagem, o real e o virtual se conectam em trajetos criativos e tecnológicos. 

Grupos participantes: ICON, IHAC LAB-i, Ecoarte, Laboratório Imaginar Muito Mesmo.

.

PESQUISA E EXTENSÃO NO IHAC
Porque produzir e trocar conhecimentos é o que de melhor fazemos!
Local:
3º andar do Bloco A (prédio novo do IHAC)
Exposição de pôsteres com apresentação de grupos de pesquisa e projetos de extensão permanentes do IHAC. Venha conhecer os projetos em andamento no instituto e saber como participar. CLIQUE AQUI e conheça os grupos e projetos participantes.