ATENÇÃO: Reabertura de Flexibilização de CH de matrícula para fins de integralização (2021.1).

VEJA O COMUNICADO AQUI.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULA - SEMESTRE 2021.1

  1. ORIENTAÇÕES

 

As etapas de matrícula ocorrerão em observância ao disposto na Resolução nº 07/2019, do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, e demais normas que versem sobre esta matéria. Recomendamos que os estudantes estejam atentos às normas, bem como às orientações a seguir:

ü Todos/as os/as estudantes deverão verificar no SIAC, no dia 12/02/2021, o resultado da solicitação da matrícula web, para se certificar de que os componentes curriculares foram incluídos na sua matriz;

P.S. 1: A solicitação do componente curricular, por si só, não garante a inclusão dele na matriz do estudante.

P.S. 2: Solicitações de componentes em demanda extra não serão processadas e não configuram sua inclusão na matriz do estudante, por isso recomendamos que não solicitem componentes em demanda extra.

ü O estudante que não fizer matrícula web ficará impedido de participar das rodadas de ajuste;

P.S. 2: Não haverá abertura de processos de matrícula fora do prazo, em razão de não haver previsão para tal no Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação (REGPG).

 

Quaisquer dúvidas ou maiores orientações deverão ser sanadas junto à Coordenação do Colegiado do seu curso.

 

  1. CRONOGRAMA

 

 

Etapa de matrícula Período Público-alvo Natureza de vagas
Solicitação de componentes na web 05 a 10/02/2021 Todos os estudantes Apenas vagas disponíveis para o colegiado de cada BI
Resultado da matrícula web 12/02/2021 _ ­–
Processamento da inscrição em componentes de área de concentração. 18 e 19/02/2021 Apenas estudantes integrantes das áreas de concentração Apenas vagas disponíveis para o colegiado de cada BI
Ajustes de matrícula (via WEB) 20/02 a 05/03/2020 Todos os estudantes que realizaram matrícula na etapa web. Vagas disponíveis de todos os cursos da UFBA.

 

  1. INSCRIÇÃO EM COMPONENTES DE ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

 

Os componentes curriculares de áreas de concentração estarão bloqueados no período de matrícula web. A solicitação de inscrição nestes componentes será feita mediante preenchimento do formulário disponível aqui, no período de 13 a 17/02/2021.

Cada estudante poderá fazer uma única solicitação, elencando os componentes de seu interesse por ordem de prioridade. A alocação será feita exclusivamente aos estudantes que já integram alguma área de concentração, respeitando-se os critérios de escalonamento e a prioridade para os prováveis concluintes.

  1. INSCRIÇÃO EM ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE (ACCS):

A inscrição em componentes ACCs ocorrerá exclusivamente via web e estará disponível a partir da primeira etapa de ajustes, que começa no dia 20/02/2021.

  1. AJUSTES DE MATRÍCULA

Esta etapa contempla estudantes que tiveram a matrícula WEB confirmada.

NÃO PODERÁ participar da etapa de ajustes:

  • Quem não realizou matrícula WEB;
  • Aquele que não está inscrito em nenhum componente curricular.

Todo o ajuste de matrícula será realizado exclusivamente através do Sistema Acadêmico (SIAC) da UFBA, disponibilizado ao estudante ou através do endereço ajustematriculabi.ufba.br. A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) processará as demandas de ajuste dos estudantes, diariamente, no período matutino, quando o SIAC ficará indisponível. Nesta fase será permitido realizar inclusão condicionada, ou seja, o estudante poderá condicionar a exclusão de um componente à inclusão de outro. Ex.: excluir HACA02, se incluir HACB21.

 

Para solicitação de senha de acesso ao sistema acadêmico o estudante deverá acessar o site www.sius.ufba.br (opção senha dos sistemas web).

P.S.: Os estudantes deverão fazer suas solicitações no período entre 08:00 e 23:59h. As solicitações de ajuste serão processadas e os resultados serão divulgados no período matutino.

 

IMPORTANTE: não serão realizados ajustes de matrícula em vagas negociadas diretamente entre estudantes e/ou professores, colegiados e departamentos de outras Unidades Universitárias.

 

COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.