Resumos dos componentes “Tópicos Especiais” ofertados pelo IHAC no semestre 2024.1

COMPONENTEDOCENTETÍTULOEMENTA/ RESUMO
HACA46 – TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I – 18H às 20HLuiz Márcio Santos FariasResolução de problemas abertos.Os problemas estão no centro da cultura e fazem parte da vida cotidiana nos locais de produção. Uma abordagem estruturada de solução de problemas, acompanhada no campo da matemática, pode levar a melhorias duradouras no desempenho conceitual dos objetos matemáticos trabalhados ao longo do Bacharelado interdisciplinar em Ciência e tecnologia, mas quais métodos devem ser usados? Neste curso, um coletivo de professores mostra as técnicas, os critérios e a filosofia por trás da resolução de problemas matemáticos abertos e, em particular, a abordagem de resolução de problemas, a partir do paradigma do questionamento do mundo.
HACA46 – TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I – 20H às 22HLuiz Márcio Santos FariasResolução de problemas abertos com uso de tecnologias.Os problemas estão no centro da cultura e fazem parte da vida cotidiana nos locais de produção. Uma abordagem estruturada de solução de problemas, acompanhada no campo da matemática, pode levar a melhorias duradouras no desempenho conceitual dos objetos matemáticos trabalhados ao longo do Bacharelado interdisciplinar em Ciência e tecnologia, mas quais métodos devem ser usados? Neste curso, um coletivo de professores mostra as técnicas, os critérios e a filosofia por trás da resolução de problemas matemáticos abertos e, em particular, a abordagem de resolução de problemas, a partir do paradigma do questionamento do mundo utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.
HACA47 – TÓPICOS ESPECIAIS EM TECNOLOGIA ILynn Rosalina Gama AlvesJogos digitais, desenvolvimento, pesquisa e mercado.A disciplina tem o objetivo de discutir os jogos enquanto fenômenos culturais, especialmente os jogos digitais,  e suas distintas perspectivas de desenvolvimento e produção, destacando os cenários nacional e baiano. Durante as aulas vamos também enfatizar o potencial dos jogos digitais enquanto espaços de aprendizagem ricos de sentidos para as diferentes áreas de conhecimento, a exemplo da educação e saúde, se constituindo em um campo relevante de investigação na academia.Se você tem interesse em conhecer o universo dos jogos digitais e suas distintas interfaces, está convidado para nossa jornada em 2024.1.
HACA52 – TÓPICOS ESPECIAIS EM HUMANIDADES IIFelipe MilanezTópicos Especiais em Humanidades I.O curso Topicos Especiais será ministrado em conjunto com o professor visitante mestre Joelson Ferreira. O curso será a principal atividade de mestre Joelson esse semestre na UFBA, composto de aulas abordando diferentes topicos sobre os quais ele trabalha e milita em torno de terra, território e agroecologia.
Para mais informações sobre mestre Joelson:
HACB18 – TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE IAnamélia Lins e Silva Franco e Hélio da Silva CamposTópicos Especiais em Saúde IConceitos fundamentais da obra de Carl Gustav Jung como: Personalidade, Inconsciente, complexo, arquétipo, self, persona, sombra, psicologia junguiana, alquimia, simbologia onírica.
HACB19 – TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE IIMaria CaputoPromoção da saúde e qualidade de vida.Aborda aspectos conceituais e metodológicos da promoção de saúde, enfatizando a análise crítica e reflexiva das diferentes concepções de promoção de saúde, relacionando com os contextos histórico-culturais nos quais foram se constituindo. Discute o conceito de saúde, em uma perspectiva transdisciplinar e intersetorial, contemplando a análise das políticas e estratégias de promoção da saúde, e os desafios à sua concretização no âmbito individual e coletivo.
HACB19 – TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE IIRenata Meira VerasSaúde mental e abordagens interseccionais na formação em saúde.Estudos acerca da saúde mental nas políticas públicas e a reforma psiquiátrica. A interseccionalidade na formação em saúde e os estudos étnico-raciais. Sensibilidade e competência cultural na atuação em saúde com grupos minoritários.
HACC45 – TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE IIIClélia QueirozTópicos Especiais em Saúde III com docente da Escola de DançaCiclos de meditação e yoga grupal para aumento do bem-estar, disposição, consciência, concentração, relaxamento e equilíbrio emocional. Age no enfrentamento de tensões.

Desenvolvido por BetterDocs