Mestre Joelson Ferreira toma posse como professor visitante da UFBA: Viva Mestre Joelson e a luta dos povos!

Mestre Joelson Ferreira toma posse como professor visitante da UFBA: Viva Mestre Joelson e a luta dos povos!

Doutor por Notório Saber e intelectual orgânico dos movimentos populares de luta pela terra integrará ensino, pesquisa e extensão no IHAC

A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebra a entrada em exercício como professor visitante de Mestre Joelson Ferreira dos Santos, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e no Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade, mediante edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Militante e um dos fundadores do MST desde 1988, participou do processo de luta pela terra do Assentamento Terra Vista, é assentado no Terra Vista, Arataca, sul da Bahia, e um dos fundadores da Teia dos Povos. Mestre Joelson traz consigo uma densa experiência de mobilização de povos e comunidades tradicionais, na luta pela terra, território e agroecologia, em defesa da autonomia pedagógica e soberania alimentar, no enfrentamento à fome com a Rede de Sementes nativa-crioulas e ao latifúndio. Sua titulação de doutor em Arquitetura e Urbanismo por Notório Saber foi concedida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2021.

Para Mestre Joelson, o desafio da docência na UFBA faz parte da estratégia de enfrentamento às opressões vividas pelos povos tradicionais. “Não venho só, venho acompanhado de todo um movimento de ancestralidades. A pedagogia é pra fora da sala, precisamos ver as ações, dialogar com o território. Sou grato à UFBA, muitos alunos dessa casa ajudaram a construir a Teia dos Povos e essa é uma forma de ampliarmos a luta”.

Mestre Joelson foi contratado em regime de dedicação exclusiva, por tempo determinado, mediante “Edital Interno 01/2023 – IHAC – Chamada para Processo Seletivo para Apresentação de Candidaturas do IHAC ao Edital Professor Visitante Notório Saber 2023 PROEXT/UFBA”, a partir de 04/dez/2023. Sua primeira atividade foi a aula conjunta com o professor visitante Horácio Machado Araóz, da Universidade de Catamarca, na Argentina, no minicurso Ecologias Políticas desde Abya Yala e encerramento da disciplina Cultura e Desenvolvimento.

No primeiro semestre de 2024, Joelson ofertará um curso em Tópicos Especiais em Culturas junto ao programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), onde integra o quadro docente como Professor Visitante, colaborando para o componente de Tópicos Especiais em Humanidades e Estudo das Contemporaneidades, na graduação no IHAC, e  Estudos Socioeconômicos e Ambientais, na graduação na FAU, e atuará com atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob a Coordenação de Leticia Marques e supervisão de Felipe Milanez, que apoiou a contratação do Mestre. Também se articulam nessa ação de acolhimento de mestre Joelson uma teia de professores que irá colaborar com os cursos oferecidos por mestre Joelson, e grupos de pesquisas onde ele participará de debates, além de Felipe Milanez, no IHAC e o Grupo de Ecologias Políticas, com os professores Felipe Estrela, da Faculdade de Direito; Thaís Rosa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (grupo Margear/PPGAU e Residência AU+E) ; Gilca de Oliveira, da Faculdade de Economia e do Geografar, Ana Lúcia Lage, do BI de Humanidades e Bianca Rückert, do BI Saúde, do IHAC, entre outros docentes e discentes que contribuem para a recepção do Mestre em Salvador.

A contratação de Mestre Joelson é um marco na história da UFBA e é resultado do primeiro edital para contratação de professores visitantes com reconhecido notório saber, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext). O edital faz parte do Programa de Saberes Tradicionais e busca fortalecer projetos de Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS), a curricularização da extensão e as relações da UFBA com comunidades, territórios e demais setores da sociedade. Ao todo foram selecionados seis mestres e mestras: a mestra Japira Pataxó, mestra Mayá, Ricardo Aleixo, mestre Nô, Ítala Nandi, além de mestre Joelson (confira aqui).

A participação de mestre Joelson como professor visitante na pós-graduação é uma iniciativa apoiada e incentivada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Ademais, é uma iniciativa que se encaixa na nova orientação que vem sendo adotada pela CAPES, que tem indicado um maior apreço pelas avaliações qualitativas e pela multiplicidade de experiências proporcionadas ao corpo discente, com foco na formação.

Joelson também estará vinculado ao Grupo de Ecologias Políticas e Humanidades Ambientais e atuando junto de outros grupos de pesquisa e extensão em encontros e debates, e realizará a co-orientação de trabalhos de pós-graduação. Discente do Pós-Cultura, cursando o Doutorado, integrante do Grupo de Ecologias Políticas sob orientação de Felipe Milanez, Joana Horta celebra a oportunidade ter Mestre Joelson como co-orientador de sua pesquisa: “Mestre Joelson tem o domínio das teorias e das práticas de luta pela autonomia dos povos tradicionais. É uma honra tê-lo como co-orientador”.

Notório Saber: É um título conferido por uma instituição universitária para reconhecer o saber de membros da comunidade que não possuem trajetória acadêmica. Geralmente é concedido a detentores de saberes tradicionais e artistas.