Direção e Vice-Direção do IHAC

O processo da consulta para escolha da direção e vice-direção do IHAC é coordenado por uma comissão composta por um representante de cada uma das três categorias da comunidade do IHAC: servidores/as docentes, servidores/as técnico-administrativos/as e discentes. Esta comissão supervisiona e viabiliza todos os aspectos e atividades do processo, conforme atribuições constantes no Regulamento.

A comissão é isenta quanto à preferência por qualquer uma das chapas inscritas no processo de consulta.

São atribuições da comissão:

  1. Coordenar, fiscalizar e superintender a consulta;
  2. Divulgar e efetuar as inscrições das chapas;
  3. Assessorar as chapas inscritas em eventuais atividades junto à comunidade do IHAC;
  4. Divulgar previamente a relação das(os) eleitoras(es) aptas(os) a votarem;
  5. Definir, divulgar e gerir os procedimentos necessários para a votação;
  6. Decidir sobre a eventual impugnação de votos;
  7. Deliberar sobre eventuais recursos interpostos;
  8. Divulgar os resultados da consulta;
  9. Encaminhar à Congregação Ampliada o resultado final da consulta.

Gestão 2025-2029:

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) tornou público no dia 16 de junho de 2025 o regulamento do processo de consulta à comunidade do IHAC para a indicação dos candidatos a Diretor/a e Vice-Diretor/a do Instituto para gestão 2025/2029. Os nomes escolhidos serão enviados à Reitoria da UFBA para a formalização do pleito conforme procedimento de praxe.

A votação está programada para os dias 2, 3 e 4 de julho de 2025 e acontecerá via WEB através do sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org). O regulamento, o calendário e outras publicações relacionadas à Consulta encontram-se disponíveis a seguir.

ATENÇÃO

No caso dos docentes e técnicos do IHAC que estão aptos a votar nesta consulta, as orientações e o link para realizar o voto serão enviados por meio do sistema Helios Voting no dia 02 de julho de 2025 para seus respectivos e-mails institucionais (@ufba.br).

No caso dos estudantes de graduação e pós-graduação que estão aptos a votar, as informações e o link para votação serão enviados por meio do Helios Voting também no dia 02 de julho de 2025 para os respectivos e-mails cadastrados no SIAC ou SIGAA.

Dúvidas e solicitações de informações sobre o processo de consulta devem ser enviadas à Comissão Organizadora da Consulta (COC) através do endereço consultaihac2025@gmail.com.

Calendário da Consulta:

Evento

Data

Local

Divulgação do Regulamento

16 de junho/2025

Site oficial do IHAC

(ihac.ufba.br/consultas)

Inscrição de chapas

18 a 25 de junho/2025

consultaihac2025@gmail.com

Homologação das inscrições

26 de junho/2025

Site oficial do IHAC

(ihac.ufba.br/consultas)

Divulgação da lista de eleitoras(as) aptas(as)

26 de junho/2025

Site oficial do IHAC

(ihac.ufba.br/consultas)

Atividades de campanha

26 de junho a 1 de julho/2025

Prédio IHAC e Plataformas digitais

Votação

2 a 4 de julho/2025

Sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org)

Apuração

5 e 6 de julho/2024

Sistema Helios Voting (vote.heliosvoting.org)

Divulgação do resultado

7 de julho/2025

Site oficial do IHAC

(ihac.ufba.br/consultas)

Prazo para recursos

7 a 8 de julho/2025

consultaihac2025@gmail.com

Divulgação do resultado após recursos

9 de julho/2025

Site oficial do IHAC

(ihac.ufba.br/consultas)

Arquivos:

Congregação do IHAC

Contatos

consultaihac2025@gmail.com