X ENECULT começa em agosto
Nos últimos dez anos, o Brasil e o mundo passaram por inúmeras transformações culturais: aparecimento e consolidação de novas mídias e formas diversas de interação social; experiências inovadoras nas políticas e gestão culturais; transformações e ascensão de demandas e movimentos sociais; transformações no financiamento e consumos da cultura etc. Neste sentido, as edições do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult acenam para a íntima conexão existente entre os estudos neste campo, ao fundar e aprofundar espaços para perspectivas multidisciplinares, e a complexidade dos experimentos e vivências na contemporaneidade.
Completando seu décimo ano de realização anual ininterrupta, o Enecult busca repensar esta trajetória e adota como tema CULTURA +10 – Travessias multiculturais e interculturais. O Encontro foi criado em Salvador no ano de 2005 com o intuito de fomentar a interlocução entre os estudiosos da cultura em uma perspectiva transversal e multidisciplinar.
Passando por um processo constante de crescimento e aperfeiçoamento, o Enecult configura-se, atualmente, como o maior evento internacional de estudos em cultura realizado no Brasil. Entre suas principais atividades estão palestras e mesas-redondas com renomados pesquisadores, apresentação de trabalhos, plenárias, além do lançamento de livros e da publicação dos artigos em anais.
A realização deste evento pelo décimo ano consecutivo evidencia a consolidação de um importante espaço público para a discussão, confluência e reflexão nas mais diversas áreas disciplinares centradas no tema da cultura. Ao longo deste período, já foram abordados temas tão diversos quanto representativos: Cultura e Juventude; As políticas culturais como políticas dos sentidos: imagens, leituras e cultura digital; Cultura, Gênero e Sexualidade; Afrodescendência e universo midiático; Culturas Urbanas: Cidade e Periferias; A institucionalização da Área da Cultura: Estudos e Gestão; Políticas da Diversidade Cultural; Estudos da Cultura hoje etc.
As edições anteriores do ENECULT, contaram, em suas palestras e mesas redondas, com a participação de renomados estudiosos do Brasil e do exterior. Dentre eles, podem ser destacados: Mia Couto (Moçambique), Antonio Lafuente (Espanha), Armand Mattelart (França), Armando Silva (Colômbia), Daniel Gonzalez (Argentina), Daniel Mato (Venezuela), Durval Muniz de Alburquerque Jr. (Brasil), Eduardo Nivón Bolán (México), George Yúdice (EUA), Gonzalo Carámbula (Uruguai), Manuel Garretón (Chile), José Miguel Wisnik (Brasil), Massimo Canevaci (Itália) Muniz Sodré (Brasil), Natália Ramos (Portugal), Octávio Getino (Argentina), Renato Ortiz (Brasil), Rocío Ortega (Paraguai), Rubens Bayardo (Argentina), Sérgio Amadeu (Brasil), Xan Bouzada Fernández (Espanha), Silvia Vetrale (Uruguai) e Victor Vich (Peru).