Observatório da Economia Criativa será lançado em Salvador
No dia 30 de julho, às 10h, será lançado o Observatório da Economia Criativa (OBEC) na Universidade Federal da Bahia. O projeto, que nasce da parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura (MinC), será sediado na sala 304 do PAF IV, no Campus de Ondina.
A Economia Criativa projeta inúmeras singularidades, tendo em perspectiva as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura. Seu estudo exige um composto de contribuições teóricas e de experiências, considerando os processos de criação, as cadeias de produção e difusão e a organização da cultura. Atualmente a UFBA conta com um amplo arco de cursos de graduação e de pós-graduação relacionados às indústrias criativas: Produção Cultural, Gestão da Cultura, Administração, Gestão Pública e Social, Bacharelados Interdisciplinares em Artes e Humanidades, dentre outros.
O OBEC foi instituído pela Secretaria da Economia Criativa do MinC como instância responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a Economia Criativa brasileira, bem como pelo estímulo ao debate. O OBEC-BA vai estruturar suas ações a partir de três eixos: mapeamento e pesquisa; estudo dos processos; e apresentação de resultados (eventos e publicações). O Observatório é coordenado pelo diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, professor Messias Guimarães Bandeira.
Na oportunidade, será lançado o documento “Bahia Criativa – Diretrizes para o Desenvolvimento da Economia Criativa na Bahia“, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O Diretor de Economia Criativa do MinC, Marcus Vinicius Franchi Nogueira, a Reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, e o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, irão participar do evento.
Serviço: Lançamento do OBEC-BA / Documento “Bahia Criativa” Quando: 30 de julho de 2014 Horário: 10h Local: Sala de Videoconferência – Terceiro andar do PAF IV (Campus de Ondina)