Curso de extensão sobre obra de Caymmi será ministrado no IHAC
Os professores Ângelo Castro e Marilda Santanna irão ministrar o curso de extensão Caymmi em três tempos. As inscrições começam dia 10 de agosto. Os estudantes devem procurar, na secretaria do IHAC, o funcionário Vitor para efetuar a inscrição. Vinte vagas serão disponibilizadas.
O curso será ministrado no PAF III, sala 108, todas as segundas e quartas-feiras, a partir do dia 17 de agosto, das 17h às 18h20. O curso adicionará 16 horas de atividade complementar para os estudantes do IHAC.
Segundo a professora Marilda Santanna, o projeto recebeu o título de Caymmi em três tempos porque Caymmi é um artista que tem um acervo de composição atemporal. Sua obra, diz ela, além de perpassar gêneros e gerações, representa no cancioneiro local/nacional a construção de uma Brasilidade/Baianidade que vem se reconfigurando desde a década de 30. Assim, Caymmi é um artista que situa sua obra num determinado local – a Bahia – se tornando, no entanto, global sem sair dela.
O objetivo deste curso é trazer para as novas gerações a importância de um ícone da música brasileira e o pensamento da construção de uma identidade nacional/local a partir de sua obra. Marilda destaca que Caymmi tem uma obra singular que se eterniza e imortaliza numa espécie de atemporalidade baiana no binômio tradição/invenção.