Espetáculo de Dança Telemática entre Brasil, Espanha e México
Espetáculo de dança telemática no qual a relação corpo/sonoridade é o cerne da investigação a partir da articulação entre músico e dançarino localizados em pontos remotos, ou seja, localizados em Brasil, em Espanha e na México, atuando em tempo real através da Internet. Partindo do processo improvisacional entre música e dança, o intuito é construir uma partitura cênica que inter-relaciona dançarinos e compositores de locais remotos das 3 cidades envolvidas (Salvador, Barcelona e Cidade do México) sendo o corpo o ponto em comum entre todos: a sonoridade surge a partir da ação do corpo do dançarino em articulação com o músico.
“Embodied in varios Darmstadt’58” aborda a sonoridade incorporada que rediscute os poderes entre música e dança, os quais são reposicionados pela intenção da obra e seu contexto da Arte em Rede. O termo “Darmstadt’ 58” no título faz referência a célebre frase de Nam June Paik: “My past 14 years [are] nothing but an extension of one memorable evening at Darmstadt ’58”, data na qual encontrara John Cage pela primeira vez. Nessa frase, Paik demonstra a importância de Cage para o mundo das artes, iniciando discussões sobre o som e o silêncio, sobre o escutar e o ver, sobre a relação entre as linguagens, e tantas outras reflexões que reverberam ainda hoje. Mas o termo Darmstadt foi escolhido para título também por ser a “cidade-berço” da Neue Musik.
O projeto “Embodied Varios Darmstadt 58” (EVD58) é patrocinado pelo IBERESCENA – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, integrado por 12 países, entre eles o Brasil, que financiam o programa e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Setorial de Culturas Digitais 2013.
SERVIÇO
Valor: R$10,00 (Inteira) e R$5,00 (Meia)
Transmissão ao Vivo: