IHAC realiza simpósio internacional sobre software voltados para arte
Com a participação de diversos desenvolvedores e artistas de sete países (Brasil, Itália, Espanha, Chile, Estados Unidos, Áustria e França) o evento, coordenado pela professora Karla Brunet, do IHAC, contempla trabalhos que adotam ferramentas livres. O simpósio contará com painéis, grupos de trabalho, workshops e performances nas categorias: técnicos, artísticos e teóricos. Mais informações podem ser obtidas através do site do evento: www.iscl2009.wordpress.com
“Iremos reunir artistas e principais desenvolvedores de software voltados para experimentações artísticas e inovações tecnológicas. Este tipo de evento é de grande importância para a continuidade de desenvolvimento de software, pois é um espaço onde se concentram diversos profissionais para, em poucos dias, exporem suas pesquisas, questões e trabalhos artísticos contribuindo para o desenvolvimento do software livre em geral e principalmente dos programas para criação de arte interativa”, explica Karla.
Karla destaca que Salvador foi escolhida para sediar o evento em função da crescente produção decorrente do histórico de pessoas engajadas em organização de eventos, como o Semussum (http://www.estudiolivre.org/semussum) e o Submidialogia (http://pub.descentro.org/tags/submidialogia), pelo surgimento de grupos de pesquisa e desenvolvimento em software livre (Genos/UFBA) e pelas ações dos Pontos de Cultura. “Esse evento aproximará a comunidade dessa região com o circuito de eventos internacionais”, acrescenta a organizadora. Para os alunos do IHAC, o Simpósio conta como atividade complementar do semestre.