Mostra de Ação Artística encerra com aprovação de alunos e professores
O terceiro e último dia da Mostra de Ação Artística do IHAC, no último dia 1º de julho, manteve a mesma animação dos dois primeiros dias. Na entrada principal do IHAC, uma mostra de vídeo, realizada pelos alunos da professora Ivani Santana, projetada numa mala artisticamente decorada com fotografias, bichos de pelúcia e outros objetos pessoais, chamou a atenção pela harmonia e visual inusitado. Enquanto isso, os alunos da professora Marinyse Prates realizaram performances muito diversificadas com temas relacionados com as “apropriações, hibridizações e reciclagens no meio artístico” por meio de música, poesia, cordel e vídeos.
Carlos Bernas, um dos alunos de Marinyse, considerou a Mostra de fundamental importância nesse final de semestre e espera que no próximo período esse componente – Ação Artística – seja muito mais prático que teórico. “Maravilhoso cada trabalho apresentado, em distintas áreas. Eu tive uma excelente experiência apresentando a minha música para diversos ouvidos, uns tantos exigentes, amigos e atentos, viva a arte!”, comentou ele, bastante eufórico com o resultado.
Outra aluna, Joelma Oliveira Gonzaga, do BI de Artes, avalia a Mostra positivamente, considerando-a muito diversificada e interessante. Para Joelma, “produzir, desde o primeiro semestre, é fantástico e inovador”. Ramon Coutinho, BI de Artes, considera a Mostra muito enriquecedora para os alunos do IHAC. “Para a minha ligação com o cinema, ter feito uma matéria prática de performance, enriquecer em outro âmbito da arte, foi intensamente rico em todo o processo, até para nos identificarmos como profissionais da arte.”
A I Mostra de Ação Artística no IHAC encerra com a aprovação tanto dos professores quanto dos alunos do IHAC. “A mostra foi bastante interessante porque, além de possibilitar uma nova face aos conteúdos, permitiu aos alunos que criassem, a partir de uma fundamentação teórica, trabalhos bastante originais”, avalia a aluna Ana Míria Carinhanha, do BI de Artes. “É importante que aconteçam essas atividades extraclasse para incentivar os estudantes a produzir” complementa.
Os professores que idealizaram essa mostra já fazem planos para incluir a atividade no calendário oficial do IHAC.