Estudantes participam de pesquisa sobre órfãos na literatura
Dezoito alunos do IHAC estão estudando os desejos miméticos (semelhantes) dos órfãos de rua na literatura mundial. O trabalho faz parte das atividades extracurriculares dos estudantes. As atividades de pesquisa começaram em junho de 2009 com previsão de duração de três anos. O trabalho é atualmente desenvolvido de forma voluntária com o professor José Newton de Seixas Pereira Filho (adjunto de Literaturas e Língua Inglesa, do Departamente de Línguas Germânicas, e do IHAC), que os orienta em seu projeto de iniciação científica.
Os estudantes pesquisam de forma analítica obras ficcionais (como romances, contos, poesias, pintura e filmes), levantam bibliografias, fazem fichamentos e analisam obras ligadas ao tema violência x orfandade, através dos mecanismos de bode expiatório, rituais de sacrifício e violência sagrada, seguindo a metodologia e os conceitos do filósofo, historiador e filólogo francês René Girard. Os 18 alunos do IHAC esperam produzir um banco de dados sobre os principais desejos miméticos dos órfãos de rua pelo mundo da literatura para confeccionarem um guia interdisciplinar que facilite uma leitura critica frente às situações particulares desses personagens em diversas culturas.
Os pesquisadores estão buscando apoio junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e núcleos de extensão.