Professora do IHAC realiza instalação em Paris

A subjetividade é o tema de uma instalação, realizada em Paris, nos dias 11 a 13 de junho, de autoria da professora Ivani Santana, do IHAC.

 

A instalação integra a programação de um festival importante na área da dança com a mediação tecnológica. O artista principal da obra foi Peter Greenway – artista galês de 65 anos que trabalha no universo cinematográfico. 

 

O tema recorrente é fruto do espetáculo Eu – que também foi apresentado na mesma instalação em Paris. O espetáculo “Eu” começou na obra anterior – Le Moi, Le Cristal et L’ Eau – que foi criada durante a residência artística da professora Ivani no Centre Choregraphique National em Aix-en-Provance, na França, em 2007. Ivani recebeu o convite para essa residência como uma premiação durante o Mônaco Dance Forum 2006, no qual também foi agraciada com o Prêmio UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –  para Promoção das Artes.

 

Ivani lembra que aborda o processo subjetivo não apenas em “Eu”, pois a subjetividade e a autobiografia estão sempre permeando os seus trabalhos.

 

Quem deseja desfrutar um pouco do espetáculo “Eu” pode assistir a apresentação realizada no Festival Nacional de Artes Cênicas, que ocorreu no Solar do Unhão, no ano passado, em Salvador, através do site www.vimeo.com/3095101

 

Atualmente, Ivani Santana faz parte do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, é professora do IHAC e coordena o grupo de pesquisa poética tecnológica na dança M.A.P.A. D2 – Mapa e Programa de Artes em Dança Digital/UFBA.