IHAC comemora durante uma semana a formação de mais quatro turmas de Bacharelado Interdisciplinar.
Teve início nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a série de cinco sessões de Formatura dos concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. São quase 300 novos bacharéis que ingressam agora nos cursos profissionalizantes através das vagas reservadas (pelo menos 20% das vagas de cada curso) para eles.
Os que recebem diploma de B.I. podem ir diretamente para uma Pós-Graduação ou para o campo do trabalho, que cada vez é mais ampliado para os que têm formação interdisciplinar. Mas a maioria opta mesmo é por um Curso de Progressão Linear, nome dado pela UFBA para os cursos que preparam profissionais com carreiras regulamentadas.
Na segunda-feira, dia 22, foi a vez dos que se diplomaram em Ciência e Tecnologia, que escolheram cursos como Arquitetura, Oceanografia, Geofísica, Computação e as várias modalidades de Engenharia, dentre outros.
Na terça-feira, dia 23, foi a vez dos concluintes do B.I. em Artes, que escolheram cursos como os de Artes Cênicas, Design, Comunicação, Música, Letras, Gastronomia, Museologia, Pedagogia ou Psicologia, dentre outros.
O dia 25 de abril, quinta-feira, foi reservado para os que concluem o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. As opções dos concluintes desse B.I. vão desde a Saúde Coletiva e a Psicologia até a Odontologia, a Medicina, a Educação Física e a Nutrição. Todos os demais cursos da área de Saúde da UFBA, como Medicina Veterinária, Enfermagem e Zootecnia puderam também ser escolhidos.
Os que cursam Saúde na modalidade interdisciplinar frequentam também Unidades da UFBA situadas no campo humanístico e no campo artístico. Sua formação é mais abrangente do que em qualquer curso de progressão linear, já que são somente oito, as matérias obrigatórias, enquanto 22 são escolhidas, dentro de certos limites, pelos próprios estudantes. A escolha de algumas matérias é completamente livre, o mesmo ocorrendo com as 360 horas de Atividades Complementares.
Além das opções de pós-graduação, os caminhos escolhidos pelos diplomados em Saúde podem ser também, por exemplo, o das Ciências Biológicas, o da Farmácia, o da Pedagogia, o da Oceanografia ou o da Comunicação. Cada estudante tem três opções, se a escolha recai num curso com menos candidatos que vaga, o ingresso nesse curso é automático. Do contrário, há uma seleção com base nas notas obtidas.
A última turma a se formar este ano, e a mais numerosa, será a de Humanidades, no dia 29 de abril às 19 horas. Ela reúne também os que pretendem ingressar em Pós-Graduação e os que já estão no campo de trabalho, mas, como nos demais Bacharelados, as primeiras opções vão para os cursos profissionalizantes. Comunicação, Direito e Psicologia são os mais concorridos, mas ocorrem opções também por Letras, História, Arquitetura, Saúde Coletiva, Teatro, Gastronomia, Administração e Educação Física.
Todas as sessões de Formatura ocorrem na Reitoria. Os Bacharelados Interdisciplinares, são cursos de formação universitária geral, de caráter multi, inter e transdisciplinar, com grande flexibilidade curricular, e permitem que o estudante conheça a Universidade por dentro, antes de optar pela carreira profissional.
O B.I. inaugura também um novo tipo de processo de seleção para ingresso nos cursos tradicionais. Ao invés de ser avaliado por apenas quatro provas (ENEM+Vestibular) o estudante para ser diplomado no B.I., além de ter sido classificado pelo ENEM, precisa ser aprovado depois em pelo menos 30 matérias, sendo avaliado criteriosamente por pelo menos 30 diferentes professores da própria UFBA. Como cada professor realiza, em média, três provas ou trabalhos, formar-se no B.I. requer a aprovação em cerca de noventa avaliações, em vez de quatro. Somente depois disso ele ingressa num curso profissionalizante.
Trata-se de uma avaliação processual e contínua, ao longo de três ou quatro anos, com indicações dos professores para que o estudante corrija ou aperfeiçoe seu aprendizado, e isso é completamente diferente do tradicional vestibular.
O IHAC, formando sua segunda turma, com ampliação das possibilidades de escolha dos cursos profissionalizantes, comemora os resultados da re-estruturação curricular adotada pelos Conselhos Superiores da UFBA a partir de 2009. A proposta do ex-Reitor Naomar de Almeida, bastante discutida nas diversas Unidades, não contou na época com apoio integral. Muitos não acreditavam no efetivo apoio governamental para as propostas inovadoras, que, além dos Bacharelados Interdisciplinares incluíam a grande ampliação do número de vagas.
O corpo docente foi ampliado e muitos novos edifícios e reformas de antigos prédios, foram feitos, no campus de Ondina, em Barreiras e em Vitória da Conquista. A construção da sede do IHAC, por exemplo, constituída por dois prédios de sete andares, em Ondina, está bastante adiantada e deve ficar pronta dentro de um ano.
As repercussões da formação promovida nos Bacharelados Interdisciplinares já se fazem sentir. Os estudantes de B.I. se destacam nas turmas que frequentam nas várias Unidades de Ensino da UFBA, quando já começam a cursar matérias de seu futuro curso profissionalizante. Além de sua postura propositiva, da sua capacidade de debate e de articulação de conhecimentos de vários campos, o estudante adquire também conhecimentos sobre a escrita acadêmica e experiências com pesquisa e extensão.