Congregação define componentes que serão ofertados em 2009.2
Em reunião agendada para a próxima terça-feira, dia 16 de junho, às 14h, na sala do IHAC, a Congregação Ampliada, órgão de instância maior do IHAC que decide sobre a maioria das questões relacionadas ao Instituto, define as próximas etapas dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs). A representação estudantil tem seis cadeiras na Congregação. De acordo com o diretor do IHAC, professor Antônio Albino Canelas Rubim, definir os componentes curriculares para o próximo semestre (2009.2) é a prioridade número um da Congregação nessa próxima reunião.
As questões relacionadas com o prédio do Instituto e a necessidade de estipular regras claras para a distribuição de cargos e professores também estão em pauta. “Organização de rotinas e regras de controle é fundamental”, aponta Rubim.
O diretor lembra que os alunos precisam estar atentos, pois o Instituto espera atender as demandas. Para as áreas de concentração, um dos assuntos em evidência, há propostas como as de caráter multidisciplinar ofertadas pelo IHAC, para os que não optarem por uma formação específica, as oferecidas por outros institutos – como Audiovisual, na Facom – e as denominadas “transversais”, constituídas por um conjunto de unidades – a escola de Belas Artes juntamente com a Facom pode ofertar uma determinada área ,exemplifica Rubim.
Quanto maior o número de oferta das áreas de concentração, maior será a oferta do número de vagas no vestibular do próximo ano. A expectativa é que os BIs possam receber 2 mil novos alunos por ano. As áreas de concentração anunciadas no primeiro vestibular dos BIs estão em processo de revisão e adequação à realidade em curso, mediante pesquisas e a participação estudantil.