
Encontro Ayê realiza nova edição com oficina “Experimentando o Teatro: Jogos e Improvisação Cênica”, ministrada por Brenda Matos

O Encontro Ayê chega à sua nova edição no dia 16 de outubro de 2025, às 16h, na Sala 401 da Torre do IHAC (UFBA), reafirmando sua proposta de promover experiências artísticas e formativas no ambiente universitário.
Nesta edição, a atriz, diretora teatral e educadora Brenda Matos conduz a oficina “Experimentando o Teatro: Jogos e Improvisação Cênica”, uma vivência voltada à experimentação corporal, à escuta e ao jogo teatral como caminhos para a criação e o encontro. A atividade propõe dinâmicas coletivas que estimulam o improviso e o diálogo entre corpo, emoção e imaginação.
A realização desta edição tem um caráter especial — na última oficina, mesmo sob chuva, o Encontro Ayê reuniu um público engajado e sensível, o que motivou a retomada da proposta com novas práticas e descobertas, dando também a possibilidade de que aquelas pessoas que não puderam participar por causa das chuvas tenham agora uma nova oportunidade através da inscrição nesta nova edição.
O Encontro Ayê é uma iniciativa dos estudantes Naidil Aleluia e Jonatas Santos, com apoio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), por meio do projeto IHAC Presente. A atividade é gratuita, com inscrições abertas de 7 a 12 de outubro, através do link https://forms.gle/BZKYP69a4yDzXC427
Sobre a ministrante – Brenda Matos
Atriz, diretora teatral, dramaturga e educadora, Brenda Matos (DRT 0010951/BA) é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Habilitação em Teatro. Sua trajetória atravessa importantes espaços artísticos de Salvador, como a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), o Teatro Vila Velha e o Centro Cultural Ensaio.
Como atriz, integrou produções como O Pagador de Promessas, Seu Vestido Vermelho Não Molha Mais o Meu Coração, Tibiras, Retalhos, A Revolução dos Bichos, Odoyá – Identidade e Pertencimento e Dona de Si – Oní (dir. Onisajé). No cinema, destacou-se no curta-metragem Mãe Solo, vencedor de Melhor Filme no 1º Festival Latino-Americano de Cinema de São Francisco do Sul (SC).
Na direção, assina trabalhos como O Fabuloso Mundo Mágico de Gabriel, Àlà Funfun, Swing da Cor e Colorindo o Tempo, explorando diálogos entre teatro, dança e audiovisual.
Serviço
Quando: 16 de outubro de 2025
Horário: 16h
Onde: Sala 401 – Torre do IHAC, UFBA
Gratuita | Vagas limitadas
Inscrições: https://forms.gle/BZKYP69a4yDzXC427