Orientações da SIG para dúvidas sobre SIGAA e a matrícula de 2025.2

Orientações da SIG para dúvidas sobre SIGAA e a matrícula de 2025.2

Informamos que o SIGAA está enfrentando instabilidades, que já são de conhecimento da STI e já estão sendo corrigidas.

Para os estudantes que tiverem dificuldades de acesso ao SIGAA, antes de enviar e-mail para a SIG, observem as seguintes orientações:

● Estudante não sabe ou não tem acesso ao e-mail de resgate de senha  → Colegiado deve verificar e atualizar o e-mail através do caminho: Portal Coordenação Graduação > Aluno > Atualizar Dados Pessoais  

● Estudante recebe mensagem de conta inativa → Colegiado deve abrir chamado junto a STI/helpdesk informando o nome e CPF do aluno. 

● Estudante recebe mensagem de Usuário não cadastrado no sistema → Estudante deve fazer o autocadastro no SIGAA.  

Recomendamos que os estudantes assistam o vídeo : Orientações > Para Estudantes > Como acessar o SIGAA (em https://ufbasim.ufba.br/sigaa

Problemas ou dúvidas sobre como realizar a matrícula  – consultar o Guia em https://ufbasim.ufba.br/sigaa  Orientações > Para Estudantes > Guia de solicitação da matrícula online  

Atualizar ou trocar o endereço de e-mail:  Informar ao Colegiado do Curso 

Diferença de natureza de componente curricular e divergências no histórico: Informar ao Colegiado do Curso 

Divergência no nome social com processo de registro já tramitado enviar email com o assunto: correção de nome social para nae@ufba.br

Ao entrar em contato com o colegiado, pedimos que seja levantado o máximo possível de detalhes sobre o problema, com todas as informações necessárias para compreensão e atendimento dos mesmos, tais como: 

– Nome do curso afetado 

– Nome e Matrícula do(s) requerente(s) afetado(s) 

– Descrição detalhada do problema 

– Evidências sobre o problema (print da tela, informações de horário 

– quando aconteceu?, informações sobre o sistema 

– quais os caminhos utilizados que gerou o problema?

A abertura de chamados junto à STI (referente  a problemas técnicos do sistema) ou à SUPAC (referente a problemas de registros estudantis) deve ser feita exclusivamente pelas coordenações de curso. Chamados abertos por estudantes serão retornados com o pedido de que procurem a coordenação de seus cursos para análise e encaminhamento do pedido.

As orientações gerais sobre matrícula estão disponíveis no site do IHAC.

Secretaria Integrada de Graduação (SIG/IHAC)