
Orientações da SIG para dúvidas sobre SIGAA e a matrícula de 2025.2
Informamos que o SIGAA está enfrentando instabilidades, que já são de conhecimento da STI e já estão sendo corrigidas.
Para os estudantes que tiverem dificuldades de acesso ao SIGAA, antes de enviar e-mail para a SIG, observem as seguintes orientações:
● Estudante não sabe ou não tem acesso ao e-mail de resgate de senha → Colegiado deve verificar e atualizar o e-mail através do caminho: Portal Coordenação Graduação > Aluno > Atualizar Dados Pessoais
● Estudante recebe mensagem de conta inativa → Colegiado deve abrir chamado junto a STI/helpdesk informando o nome e CPF do aluno.
● Estudante recebe mensagem de Usuário não cadastrado no sistema → Estudante deve fazer o autocadastro no SIGAA.
Recomendamos que os estudantes assistam o vídeo : Orientações > Para Estudantes > Como acessar o SIGAA (em https://ufbasim.ufba.br/sigaa)
Problemas ou dúvidas sobre como realizar a matrícula – consultar o Guia em https://ufbasim.ufba.br/sigaa Orientações > Para Estudantes > Guia de solicitação da matrícula online
Atualizar ou trocar o endereço de e-mail: Informar ao Colegiado do Curso
Diferença de natureza de componente curricular e divergências no histórico: Informar ao Colegiado do Curso
Divergência no nome social com processo de registro já tramitado enviar email com o assunto: correção de nome social para nae@ufba.br
Ao entrar em contato com o colegiado, pedimos que seja levantado o máximo possível de detalhes sobre o problema, com todas as informações necessárias para compreensão e atendimento dos mesmos, tais como:
– Nome do curso afetado
– Nome e Matrícula do(s) requerente(s) afetado(s)
– Descrição detalhada do problema
– Evidências sobre o problema (print da tela, informações de horário
– quando aconteceu?, informações sobre o sistema
– quais os caminhos utilizados que gerou o problema?
A abertura de chamados junto à STI (referente a problemas técnicos do sistema) ou à SUPAC (referente a problemas de registros estudantis) deve ser feita exclusivamente pelas coordenações de curso. Chamados abertos por estudantes serão retornados com o pedido de que procurem a coordenação de seus cursos para análise e encaminhamento do pedido.
As orientações gerais sobre matrícula estão disponíveis no site do IHAC.
Secretaria Integrada de Graduação (SIG/IHAC)