Professores Luís Augusto Vasconcelos e Milton Júlio de Carvalho tomam posse para gestão do IHAC de 2025 a 2029

Professores Luís Augusto Vasconcelos e Milton Júlio de Carvalho tomam posse para gestão do IHAC de 2025 a 2029

Foto: Victor Mota (ASCOM/UFBA).

Nesta quinta-feira (14) aconteceu no auditório da Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho, no Canela, a Solenidade de Posse dos Professores Luís Augusto Vasconcelos da Silva e Milton Júlio de Carvalho Filho, nos cargos de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC, gestão 2025 a 2029.

Compuseram a mesa o magnífico reitor da Universidade Federal da Bahia – UFBA, professor Paulo Miguez, o vice-reitor da UFBA, professor Penildon Silva Filho, o diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC, professor Luís Augusto Vasconcelos da Silva, e o vice-diretor do IHAC, professor Milton Júlio de Carvalho Filho.

A solenidade contou com as presenças de diversos docentes e técnicos da Universidade, destacando-se o comparecimento do professor João Carlos Salles, ex-reitor da UFBA.

Após a abertura da cerimônia, foram devidamente empossados o diretor e o vice-diretor do IHAC para a gestão 2025-2029 com as assinaturas dos termos. Em seguida, o professor Milton Júlio recebeu a palavra e, na sua fala, destacou a grande presença de estudantes do IHAC nas mais diversas instâncias da UFBA, mostrando o intenso relacionamento que a Unidade constrói dia a dia com a Universidade em seu conjunto. Salientou ainda que a presença, na solenidade, de representantes de várias unidades acadêmicas e da administração universitária é reflexo desta integração. Assim sendo, agradeceu a presença de todas e todo, destacando a comunicação como elemento primordial para o crescimento dessa relação.

Em seguida, a palavra foi concedida ao professor Luís Augusto Vasconcelos, que iniciou o seu discurso destacando os desafios políticos e sociais do nosso tempo, lembrando em seguida do cenário de pandemia em 2021, quando assumiu, junto com o professor Milton Júlio, a sua primeira gestão como diretor. Enfatizou também a história do IHAC, dando estaque às dimensões atuais do Instituto em números e importância, além de suas potencialidades. Falou ainda das transformações e dos aperfeiçoamentos das políticas e dos procedimentos internos nos últimos anos, projetando o futuro com base no diálogo e na gestão democrática e coletiva, em consonância com as diversas instâncias da UFBA. Citou ainda a importância de se discutir os limites e possibilidades do regime de ciclos e o aprimoramento dos projetos pedagógicos dos BI. Questões que remontam a criação dos próprios Bacharelados Interdisciplinares na Universidade. Guga, como é também conhecido, falou ainda dos desafios que se impõem também à vida pessoal e acadêmica ao assumir o cargo de diretor de uma unidade universitária como o IHAC e agradeceu o apoio da comunidade no caminho trilhado ao longo os últimos anos.

Por fim, para encerrar a cerimônia, o magnífico reitor da UFBA, professor Paulo Miguez, assumiu a palavra e falou sobre o trânsito não só de estudantes do IHAC nas diversas esferas da UFBA, como também de docente e técnicos do Instituto. Declarou que esta cerimônia era para ele especial, sedo, ele, também docente da casa, da “primeira turma”. Destacou também os desafios do cenário político nacional e internacional, citando a importância da participação de mais pessoas, principalmente as mais jovens, nos movimentos de defesa da democracia e da soberania do nosso país. Fez ainda uma reflexão sobre a natureza da atuação da universidade pública nas diversas esferas da constituição social, explicando que esta atuação é sempre focada no futuro, mas transita por um tempo paciente, no sentido de uma perspectiva de longo prazo, de crescimento e continuidade.

Após a fala do magnífico reitor, foi dada como encerrada a solenidade sob os aplausos da plateia presente.

Confira alguns registros: