Seleção de bolsista PIBIEX para o projeto “O cuidado por mulheres de comunidades negras rurais e quilombolas na Bahia e Sergipe: socialização e sistematização de saberes”

Seleção de bolsista PIBIEX para o projeto “O cuidado por mulheres de comunidades negras rurais e quilombolas na Bahia e Sergipe: socialização e sistematização de saberes”

A professora do IHAC Bianca Rückert está selecionando um/a estudante interessado/a em participar como bolsista PIBIEX do projeto “O cuidado por mulheres de comunidades negras rurais e quilombolas na Bahia e Sergipe: socialização e sistematização de saberes”.

Sobre o projeto: Extensão universitária sobre saberes e práticas de cura e cuidado com base em plantas medicinais por mulheres de comunidades remanescentes de quilombo nos estados da Bahia e Sergipe.

Pré-requisitos para a bolsa: Para participar é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA; não estar inadimplente com a PROEXT; não acumular bolsa com outro Programa institucional; possuir experiência comprovada com a temática plantas medicinais; ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicação ao projeto; ter disponibilidade para participar das reuniões do grupo (semanalmente às quintas-feiras, de 9 às 12 horas); ter disponibilidade para viagem de campo (um dia livre na semana, a ser combinado antes do período semestral de inscrição em componentes curriculares).

Confira no edital Edital PIBIEX 2025-2026 os requisitos e as responsabilidades do bolsista:

Serão consideradas como critérios de seleção: experiência comprovada com plantas medicinais, com comunidades tradicionais, educação popular e produção de materiais de comunicação; motivações para a atuação como bolsista e habilidade de escrita expressa na carta de apresentação. Como critério de desempate serão considerados: maior carga horária cursada na graduação e maior idade.

Atribuições do/a bolsista: contribuir na construção da metodologia de sistematização; contribuir na sistematização dos saberes de cura e cuidado com plantas medicinais; contribuir em proposta de oficina sobre plantas medicinais; construir proposta de oficina para validação dos saberes locais; participar da produção de material de comunicação com conhecimentos locais sobre plantas medicinais; construir uma reflexão acerca da experiência de extensão universitária.

Para participar da seleção, é preciso atender os requisitos para a bolsa, responder ao formulário disponível aqui e anexar uma carta de apresentação e os documentos comprobatórios das experiências relatadas. Inscrições até 28/07/25, às 14 horas.

O resultado da seleção será enviado por e-mail, nos endereços cadastrados no formulário de respostas, no dia 29/07/25.

Calendário:

Preenchimento do formulário – de 25/07/25 a 28/07/25, às 14 horas.

Divulgação do resultado por e-mail: até 29/07/25.

Indicação de bolsista no sistema: até 29/07/25.

Entrega de documentos para implantação das bolsas: até 05/08/25.

Vigência da bolsa: setembro de 2025 a agosto de 2026.