
IHAC publica regulamento da consulta para escolha da Direção e Vice-Direção do Instituto

O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA publicou, em 16 de junho de 2025, o regulamento que estabelece os procedimentos para a consulta à comunidade acadêmica visando a indicação de nomes para os cargos de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) na gestão 2025-2029. O documento está disponível integralmente no site oficial do IHAC, na seção dedicada às consultas: ihac.ufba.br/consultas.
A consulta envolverá a participação das três categorias da comunidade do Instituto: servidores(as) docentes, servidores(as) técnico-administrativos(as) e discentes.
Quem pode votar:
Têm direito a voto na consulta:
- Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do IHAC com matrícula ativa no período.
- Servidores(as) técnico-administrativos(as) ativos(as), lotados(as) no IHAC.
- Servidores(as) docentes ativos(as) da carreira do Magistério Superior, lotados(as) no IHAC.
Uma lista com os nomes dos(as) eleitores(as) aptos(as) a votar será divulgada pela comissão responsável.
Próximas etapas:
O calendário da consulta define as seguintes datas:
- Inscrição de chapas: 18 a 25 de junho de 2025 (via e-mail consultaihac2025@gmail.com).
- Homologação das inscrições e Divulgação da lista de eleitores aptos: 26 de junho de 2025.
- Atividades de campanha: 26 de junho a 1 de julho de 2025.
- Votação: 2 a 4 de julho de 2025 (online, via sistema Helios Voting).
- Apuração: 5 e 6 de julho de 2025.
- Divulgação do resultado: 7 de julho de 2025.
- Prazo para recursos: 7 a 8 de julho de 2025.
- Divulgação do resultado após recursos: 9 de julho de 2025.
A consulta é coordenada por uma comissão designada para este fim, responsável por supervisionar todas as etapas do processo, desde a inscrição das chapas até a divulgação dos resultados.