Com curadoria de professor do IHAC, UVM 2025: COSMOCENO acontece em junho no Planetário da UFBA

Com curadoria de professor do IHAC, UVM 2025: COSMOCENO acontece em junho no Planetário da UFBA

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, o Planetário da UFBA recebe o UVM 2025: Cosmoceno – Festival em Rede de Música Visual para Fulldome.

O evento apresentará mais de 50 obras audiovisuais criadas por artistas de diversas partes do mundo e selecionadas por meio de chamada pública. As produções exploram as relações entre arte, ciência e tecnologia, em projeções imersivas no formato fulldome (360º), proporcionando uma experiência única e sensorial.

O festival vai passar por 6 planetários de universidades em Santa Maria, Bagé e Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Johanesburgo (África do Sul). A curadoria é formada por uma comissão com o Professor Ricardo dal Farra (Concordia University/Canada), Profª Andreia Oliveira (UFSM), Matheus Moreno (UFSM), Renzo Fillinich (University of Wits/Joanesburgo) e o Professor Cristiano Figueiró (IHAC/UFBA).

Destaques do Festival:

  • Curadoria internacional com especialistas do Brasil, Canadá e África do Sul.
  • Obras de artistas consagrados e emergentes, destacando novas tendências em arte digital.
  • Sessões especiais em planetários de Santa Maria, Bagé, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Johanesburgo (África do Sul).

Data e Local em Salvador:

4 a 6 de junho de 2025

  • 04/06 – Quarta-feira – 15h10
  • 05/06 – Quinta-feira – 16h20
  • 06/06 – Sexta-feira – 10h50

📍 Planetário da UFBA

Avenida Milton Santos, 485 – Campus Universitário de Ondina

🎟 Ingressos disponíveis na Sympla: sympla.com.br/evento/uvm-2025-festival-em-rede/2957463

A organização é coordenada pelo Labinter/UFSM e mais informações sobre o evento no site ufsm.br/laboratorios/labinter/exposicoes/efemera/uvm-2025-cosmoceno e no Instagram @labinterufsm do LabInter.