
Professora Laura Castro (IHAC) lança livro com performance inédita na RV Cultura e Arte

Nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a professora do IHAC Laura Castro celebrar a segunda edição do livro “Inês: pequena antologia do passado” com uma performance inédita na galeria RV Cultura e Arte (Rio Vermelho). O evento acontece das 18 às 20 horas e a entrada é gratuita.
O livro foi publicado pela primeira vez em 2020 pela Incubadora de Publicações Gráficas e compila poesias que surgem do encontro da artista com a ancestralidade de seu avô. A obra se expressa por meio da impressão tipográfica, fazendo referência à memória gráfica da Bahia. Outras informações sobre o evento no endereço rvculturaearte.com
Sobre o livro
Inês é um livro de poesia de Laura Castro, a partir da memória de seu avô materno. Amilton Ignácio de Castro era seu nome, que herdou de duas mulheres: Ignácio veio de Ignácia, sua avó de criação e o Castro de Inês, sua avó de sangue, mulher negra escravizada cuja história se perdeu na memória de seus descendentes. Dividido em três partes, o livro percorre o caminho entre um Recôncavo-África até o Sul da Bahia em busca desse encontro que nunca houve, entre Inês e Ignácio. No caminho, uma legião de vozes e mulheres. Com o miolo impresso 100% em tecnologia tipográfica, impresso pelas mãos negras de Seu Antônio e composto pelo tipógrafo e poeta Ronny Bom, mestres gráficos do Recôncavo da Bahia, o livro é gravado por uma espécide de memória gráfica dessa região.