Espaço Ayê recebe Leno Sacramento para oficina “Teatrando com Leno Sacramento”

Espaço Ayê recebe Leno Sacramento para oficina “Teatrando com Leno Sacramento”

No dia 15 de janeiro de 2025, a partir das 16 horas, o Espaço Ayê tem a honra de inaugurar suas atividades com a presença de Leno Sacramento, que conduzirá a oficina Teatrando com Leno Sacramento. A atividade acontecerá na sala 604 do Bloco A do IHAC (prédio novo).

Renomado ator e artista baiano, Leno Sacramento é integrante do “Bando de Teatro Olodum” há 28 anos. O artista traz consigo uma trajetória marcada pelo fortalecimento da cultura afro-brasileira e pela promoção de debates sobre temas como negritude, resistência e desafios enfrentados por artistas negros no Brasil.

Na inauguração do Espaço Ayê, Leno conduzirá a oficina Teatrando com Leno Sacramento, uma experiência que vai além do teatro, proporcionando um ambiente de experimentação e encorajando os participantes a exporem seus questionamentos e vivenciarem a superação de seus limites. Por meio do teatro como ferramenta pedagógica, os participantes desenvolvem autoconhecimento, habilidades e autoconfiança, enquanto exploram sua própria criatividade e histórias pessoais.

O público alvo são estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares, toda a comunidade acadêmica do IHAC, além de estudantes de outros campi

Com esta parceria, o Espaço Ayê inicia suas atividades como um lugar de encontro, aprendizado e expressão, reafirmando o compromisso de valorizar e fortalecer as narrativas individuais e coletivas da nossa comunidade.

As pessoas interessadas podem se inscrever através do formulário no link

Serão aceitas até 25 inscrições devido às limitações do espaço, com prioridade para a comunidade do IHAC.  A partir da inscrição e assinatura na lista de presença será gerado um certificado com carga horária de 2 horas, que poderá ser usado para contabilização de carga horária em atividades complementares. 

Sobre Leno Sacramento

Leno Sacramento é um ator e artista baiano com mais de 28 anos de trajetória no teatro, sendo integrante do renomado Bando de Teatro Olodum, um dos principais grupos de teatro negro do Brasil. Além de ator, Leno é também escritor, diretor, produtor cultural, preparador de elenco, educador e palestrante, destacando-se por sua dedicação à valorização da cultura afro-brasileira e por abordar temas como negritude, resistência e luta por justiça social.

Entre suas conquistas, está o Prêmio Braskem de Melhor Diretor em 2023 pelo espetáculo Resistência Cabocla. Em 2017, estreou seu primeiro monólogo, En(Cruz)Ilhada, e fundou a Cia Encruzilhadas, com a qual segue desenvolvendo trabalhos criativos e inspiradores.

Em 2021, Leno lançou seu primeiro livro, Para Desgraça – Uma Quarta para Não Esquecer, um relato marcante sobre um atentado sofrido por ele, quando foi confundido com um assaltante e baleado pela polícia em pleno dia no centro de Salvador. O episódio quase tirou sua vida e tornou-se um símbolo de luta e resistência, influenciando profundamente sua arte. O livro também serve de base para a oficina Preto Teatrando, em que trechos da obra inspiram a criação de cenas a partir das histórias de vida dos participantes.

Leno Sacramento é um artista múltiplo e comprometido, utilizando a arte como ferramenta de transformação e resistência cultural.