Professor do IHAC e grupo de pesquisadores lançam livro sobre inclusão social e trabalho informal
No dia 18 de janeiro de 2025, às 10h, o professor do IHAC Francisco Zorzo lança o livro “Inclusão Social e Trabalho Informal: Relatos do Corre“, do qual é coautor e organizador.
O evento acontece na Biblioteca Juracy Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e contará também com uma mesa redonda sobre o tema do trabalho, organizada por Jamilson de Sousa e Sabrina dos Reis, também coautores do livro.
A obra é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido por um grupo de professores, bolsistas e estudantes que se dedicam ao estudo do espaço público, das cidades e trabalho informal, contando também com o apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da UFBA.
Sobre a obra:
Lançamento de livro que trata do tema do trabalho informal. Esse é um tema muito impactante socialmente, no Brasil. Dados expressivos indicam que, no país, há cerca de 40 milhões de trabalhadores na informalidade, segundo o IBGE, nas últimas pesquisas PNAD. Esse universo pode ser ainda maior, se somarmos todos os que vivem do trabalho por conta própria não registrado e até do trabalho não remunerado, enfim, de capilares atividades reprodutivas cotidianas. De um lado, enfrentamos dificuldades de expansão do emprego formal no capitalismo contemporâneo, de outro há forte demanda de trabalho que forneça um grande leque de serviços de apoio em todos os setores, do alimento à saúde, da construção popular à técnica de informática e assim por diante.
Para entender esse universo, os capítulos deste livro, discutem a problemática do trabalho informal em Salvador/Bahia, numa perspectiva que, além de retomar a questão da precariedade, observa o potencial humano das atividades desenvolvidas sob tal rótulo. Essa abordagem reflete, sem dúvida, a constante mutabilidade e instabilidade das atividades laborais. O surgimento de novas condições de formação da força de trabalho, em grande parte devido ao avanço da tecnologia, também permite transformações no mundo do trabalho informal, acompanhadas, por decorrência, de gradativas mudanças culturais e sociais.
Texto: Divulgação.
Sobre o autor/organizador:
Francisco Antônio Zorzo é professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA e também escritor. Publicou diversos livros acadêmicos, como Ferrovia e Rede Urbana na Bahia (2001), bem como obras de poesia, entre os quais Impulsos da Leoa (2003) e Presente Pensado (2007).